Dia de Brincar reúne 35 mil em domingo de brincadeiras e shows infantis
O Dia de Brincar e Ser Feliz, que há nove anos transforma o espaço em torno do Parque Sólon de Lucena em um imenso playground para a criançada, trouxe para este domingo (12), das 12h às 17h, um público em torno de 35 mil pessoas para conferir os shows gratuitos e se divertir nos 42 brinquedos espalhados até o anel externo da Lagoa.
Neste ano, a festa concentrou-se na descida da Avenida Getúlio Vargas a partir do cruzamento com a Tabajaras, com 22 tendas de oficinas artístico-culturais, jogos educativos, oficinas de capoeira, break, grafite e percussão, distribuição de brinquedos, água e lanches, acessibilidade e orientação quanto a serviços, como Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e adoção de animais abandonados.
“O trabalho mobilizou todas as secretarias municipais, num esforço conjunto de proporcionar um dia de valorização da família e explorar o potencial educativo das brincadeiras”, resume Marta Moura, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), que encabeçou a gigantesca ação intersetorial.
Trinta mil kits de brinquedos e 4 mil lanches foram distribuídos, quantidade pensada de modo a não deixar de fora ninguém que comparecesse. “O intuito democratizante da festa é louvável, uma vez que as crianças podem se conhecer, brincar e estar num mesmo espaço, independentemente de sua condição social”, elogia a universitária Marcela Félix, mãe de Maria Cecília, de 4 anos.
Nem uma década de festa o Dia de Brincar tem, mas já promove o seu encontro de gerações. Para a mamãe precoce Natália Clementino, de 17 anos, foi a vez de apresentar ao filho, Derick, de 6 meses, o cenário de brincadeiras que a sua mãe, Adriana Clementino, de 35, dividia em família todo 12 de outubro na Lagoa. “Venho desde o início das edições – primeiro trazendo Natália, e agora o neto, e sou fã da festa”, ressalta a avó.
Shows infantis – Duas atrações animaram o dia: o Show Imaginart, às 14h, com uma coleção de artistas circenses, bailarinos, super-heróis e os personagens infantis do momento, e os palhaços da Agitada Gang no espetáculo “In Concert”.
“A plateia reagiu muito bem às brincadeiras e embarcou no mundo do resgate das cantigas de roda e do imaginário circense, que são a matéria-prima do nosso trabalho”, contou Madalena Accioly, a palhaça Picolé, após o espetáculo. Além dela, compõem a trupe de 27 anos de estrada os atores Edilson Alves (o palhaço Atichim), Adilson Lucena (palhaço Pipi) e Dadá Venceslau (palhaço Dadá). “Eu não esperava um dia tão festivo, especial para todas as crianças”, diz o gestor de informática Milton Dourado, cansado da maratona do pequeno Lucas, de 5, pelo labirinto de brinquedos.
Veja a galeria de fotos:
[nggallery id=23]