Dia do Psicopedagogo é lembrado com debates sobre a atuação do profissional
Nesta quarta-feira (12) é comemorado o Dia do Psicopedagogo. E para lembrar a data o Centro de Acadêmico de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou uma série palestras voltadas para o estágio tanto institucional quanto clínico e os benefícios que traz para a sociedade.
Com o tema “Psicopedagogia nas escolas da rede municipal de ensino” um dos palestrantes foi o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior. Ele falou da necessidade de se ter esses profissionais atuando nas escolas. “Nós precisamos ampliar o mercado de trabalho, sobretudo na área que eles atuam, que é muito voltada para a questão da criança deficiente, para o desenvolvimento da aprendizagem”.
O secretário também deu uma boa notícia para os estudantes e profissionais da área. “Nós estamos trabalhando e o prefeito Luciano Cartaxo brevemente vai anunciar um projeto para a Psicopedagogia nas escolas. Nas nossas escolas da rede municipal há espaço e necessidade de se ter esse profissional”, frisou o secretário.
Também participaram do evento o coordenador do curso de Psicopedagogia da UFPB, professor doutor Roberto Derivaldo Anselmo; professor doutor Éder da Silva Dantas; de Políticas Educacionais; a psicopedagoga institucional Cristina Pontes; o psicopedagogo hospitalar Marcos Paterra; e a psicopedagoga clínica Priscila Guimarães.
Para Helena Vasconcelos, organizadora do evento e estudante, o objetivo foi despertar nas pessoas a importância desses profissionais. “Nós queremos despertar nas pessoas mais conhecimento porque, como é um curso novo, poucos conhecem de fato o que seria a psicopedagogia. A maioria conhece a especialização e nós estamos com a proposta da graduação trazendo benefício para a sociedade”, falou Helena Vasconcelos.