Dia Mundial da Alimentação é marcado com diversas ações no Restaurante Popular de Mangabeira

Por - em 638

Eliabe Castorsedes_diadaalimentação_restpopular_fto_dayseeuzebio (41)

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na capital com uma ação promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Saúde (SMS), no Restaurante Popular de Mangabeira. O evento, iniciado às 8h30 e encerrado às 13h desta sexta-feira, atendeu os usuários que usufruem do almoço oferecido pelo implemento, além dos transeuntes que circulavam nas imediações do prédio. Pelo menos mil pessoas tiveram acesso às atividades oferecidas, sendo elas teste de glicemia, orientação alimentar, aferição da pressão arterial, além de um café da manhã composto por frutas doadas por agricultores cadastrados no cinturão verde de João Pessoa.

A diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lúcia Silva, destacou a importância do Dia, ressaltando que se trata de uma ação implementada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a fim de despertar os governos para a problemática da fome. “É um dia de conscientização. Hoje quase 800 milhões de pessoas sofrem com a fome extrema no mundo”, disse ela, para em seguida informar que a ação será expandida para um projeto mensal.

“A cada mês pretendemos desenvolver uma ação similar a de hoje”, revelou Lúcia Silva. Sendo uma ação integrada com a SMS, pessoas que estavam portando seus cartões de vacinação foram convidadas a receberem doses de vacinas preventivas à hepatite, gripe e antitetânica. A apoiadora nutricional da Unidade Integrada de Saúde de Mangabeira I, Gabriela Saraiva, explicou a importância da parceria, apontando como principal objetivo atender da melhor forma a população residente na área.

As usuárias do Restaurante Popular, Maria de Fátima Fernandes e Marlene Silva ressaltaram a importância do evento, apontando os benefícios da ação para desenvolver hábitos alimentares saudáveis e, assim, melhorar a qualidade de vida não só delas, mas de todos os familiares. Além das atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, foi ministrada uma palestra por alunas do curso de nutrição da Faculdade Internacional da Paraíba, cujo enfoque esteve pautado na importância de uma dieta balanceada para prevenir o câncer de mama.sedes_diadaalimentação_restpopular_fto_dayseeuzebio (78)

“Como estamos no Outubro Rosa, ministramos uma palestra sobre uma dieta saudável para prevenção ao câncer de mama que envolve a ingestão de verduras, hortaliças, cereais e a minimização do consumo de enlatados e conservantes, além de optar por carnes magras, peixes e frangos”, disse Thaís Henriques, uma das palestrantes.