Diretores das escolas passam por treinamento para implantação de bibliotecas

Por - em 532

DSC_4784Diretores das 95 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, nesta quarta-feira (9), de uma reunião para a implantação de bibliotecas em todas as escolas da Capital. O encontro aconteceu no Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro), na Avenida Beira Rio, e foi ministrado pela bibliotecária Helenise Assis de Oliveira, coordenadora de bibliotecas do município de João Pessoa.

A ação foi o ponto de partida para a criação do sistema de bibliotecas do município. Helenise Assis trabalhou o conceito de biblioteca, qual a sua importância, como proceder para fazer a implantação como espaço físico e doação de livros. “Uma vez que estamos competindo com a internet, trabalhamos para estimular nas crianças o hábito da leitura. E para criar esse hábito em uma escola sem biblioteca é difícil. É preciso fortalecer a escola com projetos e os professores precisam se envolver e estimular os alunos para realizarem pesquisas nos livros”, disse a coordenadora.

O diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura, Gilberto Cruz, ressaltou que todas as escolas do município possuem um espaço para leitura. “Nem todas as escolas tem uma biblioteca completa, mas possuem um espaço para leitura. As escolas que já possuem biblioteca será feito um diagnóstico e uma reimplantação. As que têm apenas sala de leitura,  iremos fazer um estudo de espaço físico para implantar a biblioteca”, explicou.

José Letício de Sousa é diretor da Escola Municipal Castro Alves, localizada no bairro Funcionários I, que possui uma sala de leitura. Ele sabe a importância de se ter uma biblioteca na unidade de ensino. “A sala de leitura tem suas limitações. Com uma biblioteca teríamos um acervo melhor, poderíamos até atender a própria comunidade. Mesmo tendo a internet, eu percebo que nossos alunos precisam aprofundar as pesquisas, conhecer os autores”, enfatizou.