Diretores de escolas do município debatem metas para o ano letivo

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sedec_reuniao_diretores_estacaociencias_foto_deniselima_ (1)Os diretores das 95 escolas da Rede Municipal de João Pessoa participaram na manhã desta terça-feira (20) da primeira reunião com a secretária de Educação e Cultura (Sedec), Edilma Ferreira da Costa, onde foi debatida as ações planejadas para serem desenvolvidas neste ano letivo. O encontro aconteceu no mini auditório da Estação das Artes Luciano Agra, no bairro do Altiplano.

Durante a fala a secretária de Educação disse que é preciso que todos trabalhem em equipe para que os objetivos sejam atingidos. “Venho do chão das escolas igual a vocês. Eu quero somar com cada diretor. E para atingirmos o que queremos que é um ensino com aprendizado de qualidade, temos que trabalhar em equipe que vai do vigilante da escola até os gestores”.

Fernando Guimarães de Meneses é diretor da escola José Novais, localizada no bairro dos Novais.  Para ele é importante participar de reuniões como esta que é possível traçar as diretrizes para o ano letivo. “Isso nos ajuda a criar mais o elo entre a secretaria e a escola para que possamos cada vez mais melhorar a educação”, esclareceu o diretor.

Durante o encontro foi distribuído uma cartilha com as instruções normativas que contem todas as orientações emanadas pela Sedec, cabendo aos gestores e educadores o máximo de zelo no cumprimento das orientações.

A cartilha fala sobre o processo de matrículas, da organização das turmas de educação básica, Ensino Fundamental, escola Tempo Integral, jornada diária nos Centros de referência de Educação Infantil (Creis), carga horária, entre outros pontos.

Concursados – Dentro das pautas ficou explanado que todos 1.300 concursados da educação estarão nas escolas já no dia 2 de fevereiro para o início das atividades onde serão recepcionados pela direção e especialistas da unidade de ensino.

Estruturação da Sedec – atualmente a Secretaria de Educação trabalha com nove polos educacionais que fazem o acompanhamento das escolas por região. Foi debatido durante o encontro a criação de uma equipe específica dentro dos polos para trabalhar apenas com o Fundamental I e outra com o Fundamental, como acontece com o Projovem e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Infraestrutura da escola – está sendo formada uma nova equipe para que seja dada uma manutenção permanente nas 95 escolas da rede municipal.

Parcerias – trazer a comunidade para dentro da escola como uma parceira do aprendizado dos filhos onde irá participar de reuniões, dar sugestões e participar do conselho da escola.

Projetos – todas as parcerias como “Acelerando o saber” e “Mentes inovadoras” terão uma equipe trabalhando esses projetos nas escolas para que eles tenham um efeito educativo na unidade de ensino.

No projeto “Mentes Inovadoras” haverá formação para os gestores, especialistas e professores de matemática para que se trabalhe esse cognitivo ajudando com isso as outras disciplinas. Inicialmente será aplicado em 11 escolas.

Professores de inglês – todos os professores de língua inglesa da rede municipal irão passar por uma formação de cinco meses, com um especialista da Universidade Georgetown dos Estados Unidos, onde irão apreender novas técnicas de ensino para que seja trabalhada com os alunos.