Educação orienta escolas na elaboração do novo calendário escolar

Por - em 799

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa está elaborando um novo calendário para repor os 21 dias letivos que foram perdidos devido à greve dos professores da Rede Municipal de Ensino da Capital. De acordo com Gilberto Cruz, diretor de Gestão Curricular (DGC) da Sedec, todas as 95 unidades de ensino receberam na tarde desta terça-feira (15) orientações de como repor as aulas, contemplando os 200 dias letivos determinados pelo Ministério da Educação (MEC) e 800 horas de aula.

Gilberto explica ainda que as orientações visam, principalmente, não prejudicar os alunos, tendo em vista que parte das escolas não paralisaram as aulas durante a greve e essas já tinham recebido orientações de como fazer essa elaboração.

As escolas têm até o dia 22 de abril para elaborar o calendário e encaminhar de volta para da Sedec, para que seja analisado pela DGC. Uma das orientações da Secretaria para as escolas é de que, nos finais de semana, as aulas só podem ser repostas em apenas um sábado por mês pois a maioria dos professores que compõem o quadro do Ensino Fundamental fazem curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e pós-graduação.

“O recesso do mês de junho ficará comprometido para podermos cumprir os 200 dias de ano letivo. Os diretores terão que ter essa sensibilidade com as equipes. O calendário é um direito dos alunos e tem que ser cumprido”, disse Gilberto Cruz.