Educação promove encontro de formação entre professores e alfabetizadores

Por - em 568

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) promoveu, na tarde desta quinta-feira (28), o I Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), direcionado aos professores alfabetizadores, que atuam no ciclo de aprendizagem dos anos iniciais (1º, 2º e 3º ano).

Cerca de 500 docentes compareceram ao evento, que foi aberto às 14h no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e contou com a participação do secretário de Educação, Luiz Sousa Júnior, e da coordenadora do Pnaic em João Pessoa, a professora Tânia Carneiro.

“Este é o primeiro contato dos educadores com o programa. Estamos otimistas com o Pnaic, cuja proposta é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. E mais: oferecer formação específica para professores, como também disponibilizar material didático para o alunado na área de linguagem e matemática”, esclareceu a coordenadora.

Metodologia – A metodologia de formação continuada divide a educação em ciclos, e impede que o aluno avance os anos (as antigas séries) sem corresponder no aprendizado. “Era comum observar crianças chegando ao 5º ano sem saber ler e escrever”, comenta a supervisora escolar Cirlene Angélica Cardoso, da Escola Almirante Barroso, de Cruz das Armas. Pelo novo modelo, a criança pode avançar do 1° para o 2° ano, e do 2° para o 3°, mas caso persistam os problemas de aprendizagem, terá que repetir o ano.

Após a primeira formação, prevista para março, os professores receberão uma bolsa no valor de R$ 200, concedida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O objetivo é que este investimento reflita no Índice Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries iniciais das escolas da Capital”, espera o secretário Luiz de Sousa Júnior. A última avaliação, de 2011, atribuiu nota 4,6 a estas séries, média considerada baixa, mas superior a cada edição em que é aplicada.Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Adesão – A Prefeitura de João Pessoa aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2012, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem compromisso formal com estados e municípios de todo o país.

Os 519 professores alfabetizadores da rede municipal de João Pessoa participarão desta formação em um encontro mensal aos sábados com os orientadores de estudo contemplando as áreas de linguagem, em 2013, e matemática em 2014.