Encontro discute violação dos direitos das crianças e adolescentes em situação de rua

Por - em 383

A violação dos direitos das crianças e adolescentes foi tema de debate nesta quarta-feira (7) durante o XI Encontro de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, realizado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. O evento, organizado pelo Movimento dos jovens da Paraíba, contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes).

Durante todo o dia, cerca de sessenta jovens e crianças discutiram a política de enfrentamento da situação de rua na Paraíba, com dinâmicas em oficinas de arte, cultura e cidadania, conduzidas pelos educadores. As propostas serão encaminhadas para o encontro nacional, que será realizado no mês de outubro.

“Esse encontro é um momento especial de integração e articulação para garantir o protagonismo jovem na luta pelos direitos e a construção dos espaços de convivência e cidadania”, ressaltou Socorro Carvalho, coordenadora do Movimento na Paraíba.

A Prefeitura de João Pessoa esteve no evento representada pela equipe do Programa de Abordagem de Rua a Crianças e Adolescentes (Ruartes) e do Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva. Esse mesmo evento foi realizado em todos os estados brasileiros.

Delegados – Os jovens Frankson Wilyans, 15 anos, da Morada do Betinho, de João Pessoa, e Tamires da Silva Queiroga, 15 anos, do Projovem de Pombal, foram eleitos delegados e irão representar a Paraíba no Encontro Nacional.

Frankson declarou que no encontro nacional irá mostrar a preocupação e o interesse que tem de mudar a situação em que vivem muitos meninos e meninas nas ruas. “Temos que construir a política a partir das necessidades expostas pelos que estão nas ruas”, afirmou.

As propostas construídas serão encaminhadas para os Conselhos Municipal, Estadual e Nacional, responsáveis pela elaboração do documento final.