Ensino de qualidade na rede municipal marca o Dia da Educação

Por - em 1330

Professores da rede municipal de ensino de João Pessoa, gestores, alunos e demais profissionais da educação comemoram neste domingo (28) o Dia da Educação.

São 95 escolas, sendo 13 em Tempo Integral, 47 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e cerca de 55 mil estudantes. Unidades de ensino equipadas com laboratórios de informática e ciência, biblioteca, banheiros, administração, diretoria, sala de professores e secretaria, incluindo o ginásio de esportes com toda a infraestrutura de vestuários, banheiros e arquibancadas.

O investimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa também passa pela formação continuada dos professores para levar um ensino de qualidade para os alunos da rede. “Estamos trabalhando muito fortemente para que João Pessoa fique, ao final da gestão de Luciano Cartaxo, entre as 10 melhores capitais do Brasil em termos de ensino e desenvolvimento da educação básica. E temos professores competentes para isso. Para chegarmos a esse ponto temos que começar desde cedo e trabalhar muito”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

Está qualidade de ensino pode ser vista, por exemplo, na Escola Municipal Índio Piragibe, no bairro de Mangabeira, que teve os três primeiros colocados na 18º Olimpíada Pessoense de Matemática na categoria nível 1. Os vencedores foram os alunos Pedro Ravel Rodrigues dos Santos (1ºlugar), Raissa Evelin da Silva Menezes (2º lugar), Guilherme Costa de Araújo (3º lugar) e Wesley Silva de Souza (menção honrosa).

“Meus pais ficaram muito feliz com o resultado. Vibraram bastante. Eu fiquei muito feliz”, disse Pedro Ravel.

Classificação comemorada pelos professores de matemática Anderson Fernandes e Adalberto Araújo. “Nós trabalhamos o aluno para que eles sejam, primeiramente, futuros cidadãos. Isso pra gente como professor é um grande presente. Parabenizo a eles porque se eles quiserem vão voar mais alto. A gente prepara para a vida, para o mundo, não apenas para uma competição”, falou Adalberto.

Focado também na qualidade da Educação Infantil, o prefeito Luciano Cartaxo autorizou a construção 11 novos Creis para este ano, um investimento de R$ 12 milhões.

Maria da Silva é diretora do Crei João Tota, no bairro de Mandacaru, e atende a 177 crianças de zero a cinco anos de idade. E ela sabe da importância de uma educação de qualidade para a vida dessas crianças. “Nós pegamos exatamente a base para fazer o cidadão do amanhã. Educação é a base de tudo. O hoje, o amanhã e sempre. Estamos aqui todos os dias porque amamos o trabalho fazemos.”, falou a diretora.

Programas e projetos como Mais Educação, Educação de Jovens Adultos, Brasil Alfabetizado, Saúde do Escolar, Ginástica Rítmica e Artística, Cordel, Bandas Marciais, Escola Nota 10, Crei Nota 10, também contribuem para o crescimento da qualidade da educação nas escolas municipais.

No início do ano os professores tiveram este ano um reajuste salarial de 10%. Um acréscimo ao salário-base da categoria, que recebe, em média, R$ 2.020, quando se soma o salário da licenciatura às gratificações.

Ideb – A rede municipal de ensino superou as metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A média das escolas do 5º ano do Ensino Fundamental I foi de 4,4, superando a meta projetada pelo MEC para 2013, que é de 4,2. O Ensino Fundamental II, que compreende os alunos do 9º ano, atingiu a meta projetada para 2013, que é 3,6.