Ensino em tempo integral afasta crianças da vulnerabilidade social em João Pessoa

Por Katiana Ramos - em 1288

Com cerca de 12 mil matrículas na educação infantil, os cuidados com a crianças e adolescentes atendidos na rede pública municipal de ensino de João Pessoa começam antes mesmo do primeiro ano de vida dos alunos. Nos últimos cinco anos, o número de salas de berçário aumentou em cinco vezes e o mesmo aconteceu com os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), que somam 85 unidades na Capital.

Com a oportunidade de deixar as crianças aos cuidados de educadores e demais profissionais especializados, os pais têm a tranquilidade de trabalhar sabendo que os filhos estão longe de situações vulneráveis que geram violência. Nos berçários e Creis são atendidas crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, que participam de atividades educativas e lúdicas para estimular o aprendizado, no horário das 7h às 17h.

“Em 2012, nós tínhamos 13 salas de berçários e uma demanda reprimida muito grande. Hoje, contamos com 80 turmas e aproximadamente 1.700 crianças atendidas somente nesse serviço”, revelou a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), Francineide Ribeiro.

Ela lembrou, ainda, que as crianças atendidas nos berçários e Creis participam de atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Além disso, há ações permanentes que incentivam os pais a acompanhar de perto o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

“Nós estamos investindo na base da educação para que essas crianças já sejam preparadas para serem cidadãos de verdade. Temos acompanhado a família mais perto da criança e da escola e a continuidade desse processo continua no ensino fundamental”, destacou Francineide Ribeiro.

Escola Integral – O mesmo cuidado que as crianças recebem nos Creis continua nas escolas que oferecem ensino em tempo integral da PMJP. Ao todo, são 19 escolas nesta modalidade que atendem mais de 4,6 mil estudantes.

A coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (Sedec), Gioconda Azevedo, explicou que no turno da manhã, os alunos desenvolvem as atividades curriculares e, no contra-turno, os tutores e oficineiros realizam atividades lúdicas e extra-curriculares.

“Essas escolas contam com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em educação para dar todo o suporte aos alunos e também às famílias. A evasão nessas escolas praticamente não existe a procura sempre é muito grande porque é um diferencial para a qualidade na educação desses alunos”, reforçou Gioconda Azevedo.