Entrevista coletiva detalha curso de capacitação que artesãs terão com o estilista Ronaldo Fraga

Por - em 337

sedes_mulheres_artesa_foto_corneliofelipeUm grupo formado por 43 artesãs de biojoias irá participar de um curso de capacitação com o renomado estilista Ronaldo Fraga. O encontro, que será iniciado nesta quinta-feira (20), às 8h, acontecerá até o próximo domingo (23) na Estação das Artes, no bairro Altiplano. Também nesta quinta, às 10h, na sala 4 da Estação da Artes, a primeira-dama e coordenadora do projeto João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, participa de uma entrevista coletiva onde será apresentado o projeto a imprensa.

Maísa Cartaxo ressaltou que a vinda do estilista fechará o ciclo de capacitação dessas artesãs. “A primeira etapa do projeto foi o curso de aprendizagem. Agora, com a vinda de Ronaldo Fraga, as artesãs passarão por oficinas de nivelamento e produção, em que irão estudar a iconografia e a história da Praia da Pena, além das questões religiosas presente no local. Este curso de capacitação é uma forma de inspirar a produção e fomentar o turismo da região”, destacou. Posteriormente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) irá lançar um catálogo com as imagens do material produzido pelas artesãs.

A primeira-dama destacou ainda que o curso com Ronaldo Fraga irá enriquecer o currículo dessas artesãs e dá subsídio para que elas consigam produzir peças mais refinadas e valorizadas. “Queremos potencializar essa produção, dando uma identidade. Essa é uma forma de incentivar essas mulheres empreendedoras e certamente será um encontro memorável. Esperamos que depois do curso elas possam produzir uma coleção mais qualificada”, avalia.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e com o Sebrae.

Projeto – O curso do ‘Mulheres Mil’ do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve duração de três meses, iniciado em 15 de julho e concluído em 15 de outubro deste ano. A capacitação foi destinada às moradoras do bairro da Penha, Jacarapé e comunidades adjacentes. No entanto, a PMJP pretende expandir o projeto para outros bairros.