Equipe da Secretaria Municipal de Saúde orienta e auxilia população que vive em situação de rua

Por Ascom/ SMS - em 1322

Com a proposta de garantir a assistência à toda a população, o programa Consultório na Rua realiza visitas regulares com orientações e distribuição de preservativos masculinos e femininos aos usuários vivendo em situação de rua. A ação faz parte do programa de atividades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Dentro do programa, os profissionais mediam uma roda de conversa com os usuários sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais, com distribuição de preservativos masculinos e femininos e, com orientações para o uso correto.  São utilizados materiais didáticos nas palestras e os profissionais utilizam linguagem acessível (não técnica) para facilitar o entendimento.

O serviço ainda realiza testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, realizado em período inferior a 30 minutos. Os testes também estão disponíveis nas unidades de saúde, nos centros de testagem e aconselhamento e, por meio da Seção de IST, AIDS e Hepatites Virais, em diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que proporciona mais acessibilidade ao levar o teste rápido para mais perto do cotidiano das pessoas.

Quando o reagente da amostra aponta para positivo, os usuários são encaminhamentos para reavaliação, por meio de exames laboratoriais e, se confirmado alguma ISTs, para início do tratamento. “Os usuários continuam sendo acompanhados pelas equipes do Consultório na Rua e em atendimento compartilhado com o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, de João Pessoa”, explicou Luana Alves, coordenadora do Consultório na Rua. “Em algumas situações, quando não é possível realizar os testes na rua, a equipe também acompanha o usuário para fazer as testagens no serviço”, completou.

Com as ações, a coordenadora do serviço destaca ainda que a equipe percebe que as ações estimulam os usuários a exporem suas dúvidas, temores, inibições e desconfianças em relação às infecções sexualmente transmissíveis. “São quebrados vários mitos e preconceitos em relação a sexualidade e as ISTs.  Além disso, é notório o aumento das atitudes positivas em relação ao uso do preservativo e solicitação de exames pelos usuários quando expostos a situações de riscos”, informou Luana Alves.

Serviço – O Consultório na Rua (CnR) é um serviço que presta atenção integral a saúde da população em situação de rua no município de João Pessoa. As equipes são itinerantes compostas por seis profissionais (enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e agente social) que realizam atendimento no próprio espaço de rua e desenvolvem ações compartilhadas e integradas a rede de saúde e intersetorial.  Atualmente o Consultório na Rua tem 761 usuários cadastrados e, em média, são realizados 300 atendimentos por mês.

No Brasil, estima-se que mais de 50 mil adultos estejam em situação de rua. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), essa população é composta predominantemente por homens (82%), negros (67%) e que exercem alguma atividade renumerada (70%). Entre os principais motivos que os levaram à situação de rua estão o alcoolismo e outras drogas (35,5%), o desemprego (29,8%) e os conflitos familiares (29,1%).