Equipe do Ortotrauma participa de oficina sobre riscos de acidentes e infecções

Por - em 319

José Valdez

Com o perfil de atendimentos de urgência e emergência, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Buryti (Ortotrauma) lida diariamente com situações que envolvem riscos de acidentes e infecções aos profissionais de saúde. Diante dessa situação, a direção da unidade hospitalar iniciou, na manhã desta quarta-feira (27), uma Oficina de Biossegurança.IMG-20150527-WA0003

A Biossegurança é constituída por um conjunto de normas que visam nortear os trabalhadores, usuários, pacientes e clientes quanto à realização de procedimentos cada vez mais seguros, orientando-os ainda quanto às medidas profiláticas e de emergência a serem tomadas em caso de acidentes.

A diretora geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, lembrou que a oficina serve para fortalecer e incentivar a equipe multidisciplinar do hospital. “Cada vez mais o profissional de saúde se depara com a necessidade da biossegurança e o risco de reações adversas, presentes na rotina de um hospital de urgência e emergência”, comentou.

Destinada a capacitar, também, profissionais que atuam na rede hospitalar e nas Unidades de Pronto Atendimento de João Pessoa, a oficina conta com o apoio do Núcleo de Residência Estágio e Pesquisa (Nurepe) e do Comitê de Agência Transfuncional do Ortotrauma.

Na ocasião, profissionais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer a importância da adequação de determinados procedimentos de forma que se tornem biosseguros. Os riscos ocupacionais e a interpretação do mapa de risco, noções de boas práticas em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), acidente de trabalho e acidente e transporte com Material biológico, foram os temas abordados.

Participaram das atividades desta quarta o presidente do Nurepe, Dr. Humberto Pires, e a médica do trabalho, Drª Maria de Fátima Oliveira.