Equipe do Samu salva vida de recém-nascido abandonado na rua

Por - em 665

IMG-20150401-WA0017De forma rápida e eficaz, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) salvou mais uma vida na manhã desta quarta-feira (1°). Foi a de um recém-nascido, abandonado por uma mulher na calçada de uma casa no bairro de Intermares, em Cabedelo, um dos 59 municípios da 1ª macrorregião atendido pelo Samu Regional de João Pessoa.

O bebê foi encontrado por moradores, que escutaram o choro da criança e imediatamente ligaram para a Central de Regulação de João Pessoa, onde tiveram as primeiras orientações para salvar a vida do recém-nascido. “Após o registro da solicitação, a médica reguladora passou pelo telefone algumas orientações para o solicitante, como o aquecimento da criança com panos limpos, e pediu que aguardasse até que a ambulância chegasse”, explicou o assessor do Samu, Joalisson Alcântara .

Uma equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida foi encaminhada rapidamente até o local da ocorrência. Chegando, o bebê, um menino, se encontrava nos braços dos populares, já aquecido. A criança foi colocada dentro da ambulância para realização do exame clínico e da limpeza do cordão umbilical. “Fizemos o aquecimento do bebê com uma manta térmica, oxigenioterapia e também o monitoramento cardíaco e respiratório. Os cuidados preventivos de higienização são muitos importantes para se evitar uma futura infecção. Devido a ajuda da população e a rapidez da nossa equipe, conseguimos salvar mais uma vida”, ressaltou a médica Luana Freire.

Após o exame clínico e a estabilização da criança, a equipe fez à regulação com o Hospital Edson Ramalho, que tinha uma vaga na UTI neonatal. O atendimento ao recém-nascido também foi feito pela enfermeira Natache Cabral.