Equipe social da PMJP oferece assistência a pessoas idosas em abrigos de João Pessoa

Por Fátima Sousa - em 1200

Pessoas que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), de João Pessoa recebem assistência social por uma equipe multiprofissional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A equipe, criada há três anos, é formada por sete profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e educação social.

Atualmente são atendidos 250 idosos abrigados no Lar da Providência (Bairro dos Estados), Vila Vicentina (Torre), na Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Meneses (Aspan/Cristo Redentor), abrigo Divina Misericórdia (Bancários) e no abrigo espírita Nosso Lar (Castelo Branco).

A coordenadora da equipe, Cibelle Almeida, diz que os profissionais atuam diariamente, prestando um serviço em apoio tanto à instituição, como aos usuários. “Eles desenvolvem um trabalho normal, individual e em grupo todos os dias, de segunda a sexta-feira em cada instituição”, destaca.

Segundo ela, a equipe foi criada pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo para suprir uma carência nos abrigos. “As assistentes sociais, inclusive, fazem visitas domiciliares aos familiares e encaminhamentos ligados ao INSS para oficialização da permanência do usuário à instituição”, ressalta.

Extra – A equipe ILPI, além do trabalho ligado à sua área de formação, também orienta estagiários e colabora em eventos solidários promovidos pela comunidade nos lares de permanência assistidos.