Equipes da PMJP vão orientar a população e cuidar da manutenção do Novo Parque da Lagoa
Luiz Carlos Lima
Os usuários do Novo Parque Solon de Lucena contarão com uma equipe de cerca de 80 funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizando a manutenção do local e dando orientação sobre o uso do Parque. A iniciativa da gestão municipal é orientar a população de como cuidar do local, utilizando o espaço público sem danificá-lo. Além dessa orientação, todos os dias, entre 6h e 22h haverá equipes de jardineiros que cuidarão da limpeza. A Guarda Municipal também estará presente 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O Novo Parque Solon de Lucena foi entregue à população no último domingo (12).
Com um vasto gramado espalhado pelas 12 praças do Parque, a PMJP coloca a disposição 25 jardineiros e 16 agentes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) para realizarem a varrição do local. Os trabalhadores estarão no Parque, divididos em equipes, entre 6h e 22h. Neste mesmo horário também haverá equipes exclusivamente para a limpeza dos banheiros. Também haverá trabalho de limpeza no período da madrugada com equipe reduzida.
O gestor do Parque, Américo Cabral, destaca que além da limpeza, a PMJP também vai colocar à disposição 38 agentes de cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O objetivo é orientar a população de zelar pelo Parque. “É importante que todos façam sua parte. A população deve estar atenta aos cuidados com os equipamentos e o jardim. Estes agentes estarão lá orientando e informando tudo o que a população precisar”, disse.
Segurança – Uma equipe composta de 68 guardas municipais vai trabalhar no Parque da Lagoa durante 24 horas por dia. Os agentes vão se revezar em equipes que trabalharão em dois turnos: das 7h às 19h e das 19h às 7h. Os guardas estarão distribuídos por quadrante em todo Parque. Os agentes estão divididos em quatro equipes de 17 guardas, que ficarão se revezando durante a semana, garantindo assim a segurança patrimonial do local.
O coronel Marcos Marconi, comandante da Guarda Municipal, ressaltou ainda que o Parque possui duas bases de apoio, uma da Guarda Municipal e outra para Polícia Militar. “A parceria com a Polícia Militar é fundamental para garantir a segurança de todos. Segundo a legislação a Guarda Municipal deve garantir a segurança patrimonial, no entanto, também enxergamos o cuidado com as pessoas como patrimônio. No entanto, a segurança da população é atribuição da PM”, completou.