Equipes da Seinfra e Sedes intensificam ações no período chuvoso

Por - em 417

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando as ações de limpeza e desobstrução de galerias em vários pontos da cidade. O trabalho que já vem sendo realizado cotidianamente e recebeu reforço em decorrência das chuvas ocorridas na Capital, na madrugada e manhã desta segunda-feira (18). Equipes trabalham também no desassoreamento do Rio Jaguaribe, em uma ação conjunta com a Defesa Civil do Município.

As equipes de manutenção estão trabalhando na Rua Cordélia Veloso, no Jardim Cidade Universitária, e nas avenidas Epitácio Pessoa (cruzamentos com as avenidas General Bento da Gama e Expedicionários; João Machado (cruzamentos da Avenida Coremas e Maximiliano Figueiredo) Pedro II; Sanhauá (em frente a CBTU) e Bandeirantes (Róger – ao lado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica).

Equipes estão concentradas também na continuidade do desassoreamento do Rio Jaguaribe, na altura do Chatuba I e II, onde são retirados lixo, vegetação e lama. Essa ação é executada em parceria com técnicos da Defesa Civil.

Lixo nas galerias – O secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, faz um apelo à população no sentido de evitar jogar lixo nas vias públicas. “Boa parte desse material acaba dentro das galerias, o que provoca muitos alagamentos em dias de chuva, impossibilitando a passagem de pedestres e veículos”, explica. Para desentupir as galerias, a PMJP utiliza dois tipos de caminhões, um de sucção e outro de limpeza a vácuo.

Apoio social – Na manhã desta segunda-feira (18), uma equipe da Prefeitura, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), visitou a Comunidade do Timbó, nos Bancários, para averiguar a situação das famílias.

A iniciativa faz parte do plano de contingência desenvolvido pela PMJP no período de chuvas, realizado em 31 áreas consideradas de maior incidência de alagamentos na cidade, conforme dados da Defesa Civil. “A equipe visitou a Comunidade do Timbó apenas para averiguação, mas a situação estava sobre controle e não se registrou nenhuma ocorrência”, informou a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), Cely Andrade.

O trabalho preventivo desenvolvido pela Sedes foi iniciado no mês de janeiro, com a mobilização das assistentes sociais tanto na sede local da Sedes, como as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), distribuídos em onze bairros da cidade. A ação foi iniciada com o mapeamento dos equipamentos sociais das áreas de riscos, para se ter uma visão de quantidade e que possam servir de abrigos emergenciais, caso haja alagamentos das ruas e moradias no período chuvoso.

“A Sedes dispõe de um caminhão de plantão equipado com cobertores, colchões, cestas básica e outros objetos para auxílio das vítimas. Esse plano de prevenção de chuvas envolve cerca de oitenta assistentes sociais”, ressaltou Cely Andrade.