Equipes da SMS realizam ações contra dengue no Alto do Mateus
Durante o mês de março, as Unidades de Saúde da Família (USFs) do bairro Alto do Mateus realizarão uma série de atividades para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica e os agentes de Saúde da Família do Distrito Sanitário I de João Pessoa.
A primeira atividade será um mutirão no Alto do Mateus III, com inspeção casa a casa, durante toda a manhã desta sexta-feira (1º). No sábado (2), duas localidades serão visitadas: pela manhã, o Alto do Mateus IV, com arrastão e inspeção domiciliar, e o Alto do Mateus VI, com um stand dedicado ao assunto na Feira de Saúde que a SMS realiza nesta localidade, durante todo o dia.
A ação contra a dengue chegará ao Alto do Mateus V no dia 13 de março, com arrastão e inspeção casa a casa. A mesma ação acontecerá no Alto do Mateus I, no dia 15, e no Alto do Mateus II, no dia 22. As atividades acontecerão no turno da manhã.
Números – A Vigilância Epidemiológica da SMS contabilizou, entre os dias 18 e 22 deste mês, 186 notificações, com três casos de complicação e dois óbitos (ainda em avaliação). Na semana entre os dias 11 e 17, foram 156 casos notificados.
“Com a ocorrência de chuvas, o número de notificações aumenta. No entanto, os casos não estão concentrados em localidades específicas, por isso a participação da população é tão importante. É preciso destruir os criadouros”, salientou Nilton Guedes, gerente da Vigilância Epidemiológica.
Para informar à SMS sobre possíveis focos de dengue, a população pode utilizar o número de telefone 3214-5718.
Recomendações – Dentre as recomendações para combater o mosquito, as mais comuns são: não deixar água parada em pneus fora de uso; não deixar água acumulada sobre a laje e as calhas da casa, removendo folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; e jogar fora a água que fica na vasilha dos vasos de plantas – esses recipientes devem sempre estar secos ou cobertos com areia.
Outras orientações importantes no combate à dengue são: caixas de água limpas e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também os poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beberem água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; e as piscinas devem ter tratamento de água com cloro, sempre na quantidade recomendada (piscinas não utilizadas devem ser desativadas, com a retirada de toda a água).