Equipes do NASF atuam de forma integrada na Atenção Básica

Por Thibério Rodrigues - em 2507
Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Thibério Rodrigues

A população de João Pessoa conta com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o complemento e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos na Atenção Básica. Ao todo, são 177 profissionais distribuídos em 34 equipes atuando nas Unidades de Saúde da Família e outros espaços para contribuir com a assistência à saúde dos moradores da Capital.

Criado em 2008, por meio da Portaria n°154 do Ministério da Saúde, o Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais.

De acordo com o gerente da Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, João Pessoa é a capital nordestina com maior cobertura de profissionais do NASF e ocupa a quinta posição em nível nacional. “O programa teve uma crescente de 20 para 34 equipes na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, ampliando a oferta de serviços para aproximadamente 90% da população”, afirmou.

As equipes multiprofissionais atuam de forma integrada com as equipes de saúde da família, mas também com outras equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Dentre as diversas atividades, o gerente da Atenção Básica destaca os atendimentos individuais aos usuários, que representam aproximadamente cinco mil intervenções ao mês. “As ações do NASF, seja ela nas equipes de saúde da família ou em praças, associações, academias de saúde, entre outros locais, têm contribuído de forma elementar para a promoção da saúde e produção do cuidado da população”, complementou.

Trabalho Integrado – A composição de cada um dos NASF é definida seguindo critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

“Uma boa parte do nosso trabalho se designa a estar junto à equipe de saúde da família, trabalhando a questão da logística do atendimento diário em todas as linhas de cuidado”, afirmou Regiane Lucena, nutricionista da equipe NASF 9, que atende aos usuários das USF Distrito Mecânico I e II, Cordão Encarnado I e II e Ilha do Bispo I e II.

Além desse trabalho dentro das unidades, a nutricionista explica ainda sobre a parte clínica específica de cada profissional. “A gente preconiza fazer os atendimentos de forma multidisciplinar, sendo os profissionais solicitados de acordo com as necessidades de cada paciente”, disse.

O trabalho desses profissionais é integrado com toda a rede municipal com a finalidade de melhor atender aos usuários. “Como psicóloga, faço uma conversa inicial com o paciente e com a família. Dependendo do caso, fazemos um encaminhamento para a rede especializada”, explicou a psicóloga Ana Flávia Nóbrega, também da equipe NASF 9.

A avó do servidor público Victor Araújo é portadora de Alzheimer e recebeu a visita da equipe NASF em sua residência. Para ele, o serviço oferecido é extrema importância para a população. “É uma assistência especializada em casa, em que o usuário é acompanhado por profissionais qualificados”, disse.