Equipes do Nasf incentivam cidadania em ações para a população

Por - em 1548

Thibério Rodriguesfoto.Ivomar Gomes Pereira (9)

Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de João Pessoa realizaram, nesta terça-feira (12), ações de incentivo à cidadania nos bairros dos Bancários e Treze de Maio. As ações contaram com orientações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, doação de sangue, doação de brinquedos, entre outras atividades.

No bairro Treze de Maio, a ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem e teve o tema: “Saúde e cidadania em ação: juntos somos mais”, focando no combate do mosquito transmissor dos vírus da dengue e zika, relacionado aos casos de bebês nascidos com microcefalia no país.

Como apoio às orientações dos profissionais do Programa Saúde da Família, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses montou uma sala de cinema com um vídeo para ensinar mais sobre o combate ao mosquito.  A ação contou ainda com a participação de profissionais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) com palestra sobre acondicionamento de lixo; Centro de Referência da Assistência Social (Cras) fazendo cadastro do Programa Bolsa Família; e Bombeiros civis orientando sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Doações – Já no bairro dos Bancários, as atividades aconteceram na Praça da Paz, com o objetivo de arrecadar livros, brinquedos e cabelos destinados a crianças e adolescentes com câncer da Associação Donos do Amanhã.

A ação contou ainda com um posto de coleta móvel do Hemocentro da Paraíba para a coleta de sangue, também para doação, e cadastro no banco de dados de doadores de medula óssea.

Nasf – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tem a finalidade de compartilhar e apoiar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população.  Ao todo, a rede municipal de saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos da área de saúde, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

O Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos e farmacêuticos.