Escola Municipal Frei Afonso fica com a 1ª colocação na OBR Paraíba e ganha prêmio extra por dedicação

Por Adriana Crisanto - em 1469

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Afonso, de João Pessoa, foi a grande vencedora do nível 1 na XII edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Paraíba, que teve seu último dia de competição no último sábado (1), na Estação das Artes, prédio do complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A Frei Afonso conseguiu ficar com a primeira e a segunda colocação, com os protótipos de robôs das equipes Big Hero e Tireless, respectivamente, no nível 1, e ainda terceiro colocado, no nível 2, com o robô “Cyber Snakes”. A escola levou também o prêmio extra mais dedicada ao ensino da robótica, entre as concorrentes do nível 1.

O professor de informática da Escola Frei Afonso, Rodrigo Lira Albuquerque dos Santos, estava muito feliz com o desempenho de seus alunos e comentou que desenvolve um trabalho na escola desde 2011 com muito esforço.

“A maior dificuldade deles é na programação dos robôs. Muitas vezes, isto requer disciplina e o aluno não tem apenas a de informática, mas tem outras atividades em que precisam se sair bem também”, contou o professor Rodrigo Lira, momentos antes de saber que seus alunos seriam os vencedores.

Ainda no nível 1, em 3º lugar, ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental também de João Pessoa, com o robô da equipe “Cyberobotica”.

No nível 2 deste mesmo regional foram classificadas: Escola Dionízio Marques de Almeida de Patos (1º lugar), com o robô “Legonautas”; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) do campus de Catolé do Rocha (2º lugar) com o protótipo “Spartacus” e a Escola Municipal Frei Afonso (3º lugar).

OBR 2018 – A OBR deste ano teve início no dia 28 de agosto e finalizou no último sábado, dia 1º. Nesta edição, foram mais de 1.500 inscritos de várias escolas públicas e privadas de João Pessoa. Os vencedores desta etapa irão concorrer com outros estudantes das escolas de todo País, etapa nacional, que ao que tudo indica irá acontecer no final do ano em João Pessoa, com data ainda a ser confirmada pela Nacional. Este ano também estudantes e professores participaram de palestras e oficinas gratuitas nos miniauditórios da Estação das Artes.

O evento é uma parceria do governo federal, com a colaboração de várias instituições de pesquisa científica, universidades, institutos e com a Secretaria de Educação do Município e apoio total da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O resultado e a posição de todas as escolas podem ser conferidas no site da OBR www.obr.org.br.

Prêmios e Extras – Os primeiros colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze. A OBR também concede prêmios extras às escolas por seu desempenho. Confira abaixo a tabela geral detalhada com todos os colocados e premiados:

Classificação geral e final

Nível 1

Equipe/Robô Escola Colocação
Big Hero EMEF FREI AFONSO 1º lugar
Tireless EMEF FREI AFONSO 2º lugar
Cibertobótica EMEF DE JOÃO PESSOA 3º lugar

Nível 2

Equipe/Robô Escola Colocação
Legonautas ESC. DIONÍZIO MARQUES DE ALMEIDA (PATOS) 1º lugar
Spartacus IFPB – CATOLÉ DO ROCHA 2º lugar
Cybersnakes EMEF FREI AFONSO 3º lugar

 

PREMIAÇÃO EXTRA – NÍVEL 1

 

  1. MELHOR ESCOLA PÚBLICA – Equipe Falcão – EMEF AMÉRICO FALCÃO
  2. MELHOR ESCOLA PRIVADA – Equipe EICV/JJWM – ESCOLA INTERNACIONAL CIDADE VIVA
  3. PRÊMIO DEDICAÇÃO – Equipe Spare Parts – EMEF FREI AFONSO
  4. PRÊMIO MELHOR DESIGN – Equipe Popsicle – EMEF DE JOÃO PESSOA
  5. PRÊMIO INOVAÇÃO – Equipe Jelly Beans – EMEF DE JOÃO PESSOA
  6. PRÊMIO MAKER – Equipe Automatas – ESCOLA FRANCISCO SALES GADELHA DE OLIVEIRA
  7. PRÊMIO PROGRAMAÇÃO – Equipe Dragons – EMEF PROFESSOR ANIBAL MOURA
  8. PRÊMIO ROBUSTEZ – Equipe Robo Emip – EMENF ÍNDIO PITAGIBE

PREMIAÇÃO EXTRA – NÍVEL 2

  1. MELHOR ESCOLA PÚBLICA – Equipe #ROD – EEEFM ODÍLIA DANTAS – CATOLÉ DO ROCHA
  2. MELHOR ESCOLA PRIVADA – Equipe Katchau – ESCOLA JOÃO MACHADO
  3. PRÊMIO DEDICAÇÃO – Equipe Black in Black – GARAGEM – JOÃO PESSOA
  4. PRÊMIO MELHOR DESIGN – Equipe Pegasus – IFECT – IFPB CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA (PB)
  5. PRÊMIO INOVAÇÃO – Equipe Towers – IFPB PICUI (PB)
  6. PRÊMIO MAKER – Equipe Gear – IFPB ITABAIANA (PB)
  7. PRÊMIO PROGRAMAÇÃO – Equipe Alfa – EMEF DAVID TRINDADE
  8. PRÊMIO ROBUSTEZ – Equipe Hamilton – IFPB CAMPINA GRANDE

CONTATO PARA IMPRENSA

Fagner Ribeiro – Coordenador Geral da OBR PB

Fone: 9.8825.0404