Escolas da rede municipal participam de Encontro Nacional da Unesco

Por Alexandre Quintans - em 1069

As diretoras das escolas municipais Paulo Freire, do Jardim Veneza, Aruanda, do bairro dos Bancários, e Escola Pedra do Reino, bairro do Grotão, participam de quarta (12) à sexta-feira (14) do Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da Unesco (Rede PEA-Unesco). O evento acontece na cidade de Salvador, na Bahia, e o tema será “Inovação pedagógica: transformar a escola para mudar o futuro”.

As participantes irão compartilhar experiências desenvolvidas nas unidades de ensino com a comunidade, assistir palestras como ‘Escola integral: por uma educação fora da caixa’, além de participar de mesa redonda sobre gestões pactuadas e trabalhos exitosos no meio ambiente.

“Um coroamento ao trabalho desenvolvido nas escolas. Quando um gestor reúne sua comunidade, professores, pais e alunos, apresentam e constróem junto um projeto na escola e esta é selecionada em uma instituição da ONU, é um motivo de muito orgulho”, disse o diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Gilberto Cruz.

A Escola Paulo Freire, por exemplo, foi selecionada após desenvolver o projeto “Gestão democrática”, que trabalha principalmente a sustentabilidade da preservação do meio ambiente.

“Isso é uma coroação do nosso trabalho. A gente poder dizer que a escola está dando certo, que a qualidade do ensino tem melhorado. Fazer parte da Rede PEA significa fazer parte de um grupo seleto”, disse com alegria a diretora da Escola Paulo Freire, Chirley de Souza Sales Martins.

Para a diretora da Escola Municipal Aruanda, Abigail Niedja, é um momento de crescimento e troca de experiências. “Tudo o que for para pensar educação contribui. Há palestras maravilhosas que aumentam nosso conhecimento. Sem falar na troca de experiências com outros diretores. Com isso, a gente pode avaliar o que estamos fazendo ou que podemos fazer mais”, explicou a diretora.

Durante o encontro as diretoras irão receber o tema que será trabalho no ano de 2019. No mês de março, será enviado um projeto para a Unesco, em cima do tema determinado, e no mês de novembro, a avaliação do projeto.

Também irão participar do evento as escolas de ensino privado Colégio Motiva (unidades de João Pessoa e Campina Grande) e a Kids School.