Escolas da Rede Municipal são campeãs de robótica em Torneio Internacional

Por Alexandre Quintans - em 1174

Os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu mais um resultado positivo durante o final de semana. As escolas municipais Frei Afonso, Afonso Pereira, Duque de Caxias e Antônio Santos Coelho foram campeãs durante o torneio ‘Internacional Tournament of Robots’ (ITR) e do Torneio Juvenil de Robótica 2017(TJR) realizado na Escola Internacional Cidade Viva, no bairro do Bessa. A competição reuniu escolas públicas e privadas.

Frei Afonso – os alunos Endryl Ryan e Jonatha Luiz do 9º ano, e João Luciano que é ex-aluno da escola e integrou a equipe como convidado, foram tricampeões na categoria ‘Resgate no plano’, nível III. A equipe ‘The best’ venceu a TJR em 2015 na cidade de Campina Grande e em 2016 na Capital.

“O esforço e a dedicação é o que traz o resultado, que é a vitória. E esses alunos se empenharam demais. Esse é um resultado que eu já esperava devido aos nossos alunos. Em 2104 e 2015 eles foram campeões da OBR”, disse com alegria o instrutor da equipe Rodrigo Lira Albuquerque dos Santos.

Na competição o robô teve que fazer o resgate de uma vítima que era representando por latinha, mas para isso ele tinha que passar por obstáculos, pegar a latinha e levar para um lugar seguro.

A escola Frei Afonso também competiu no nível I e II. A equipe Mitsuky, formada pelos alunos Kauan Nunes e Ivanilson Idalino, ficou em segundo lugar no nível II. Já a equipe Curn, formada pelos alunos, João Gabriel e César Daniel, conquistou o primeiro lugar no nível I.

Afonso Pereira – a escola conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Dança com robô’, no nível II. A equipe ‘Gigantes de Aço IV’ é formada pelos alunos João Victor, Jean Kelci e Arthur Farias.

Com um tempo de dois minutos os cinco robôs apresentaram a música Thriller de Michael Jackson.

“No ano passado conquistamos o segundo lugar. Nós vimos e estudamos porque não conseguimos a primeira colocação. Trabalhamos em cima dessa falha e atingimos o primeiro lugar”, explicou o professor Crismarkes Ferreira.

Duque de Caxias – A Hunters conquistou o primeiro lugar na modalidade ‘Resgate no plano’, no nível II. A equipe é formada pelos alunos Luiz Felipe, Henrique Luiz e João Paulo.

Os alunos tiveram dois meses intensos de preparação. “Valeu a pena todos os esforços e dedicação. O resultado que eles tiveram é fruto do trabalho deles. Tudo o que eles fazem é com o melhor empenho possível. Agora é se preparar para a Olimpíada Brasileira de Robótica no mês de Agosto na Estação das Artes”, falou o professor Thiago Araújo.

Antônio Santos Coelho – A escola também subiu no lugar mais alto do pódio. Os alunos Ismael Araújo e Yasmin Kettly, da equipe Apolo, venceram na modalidade ‘Cabo de guerra’, no nível I.

Era um confronto direto entre dois robôs. Cada um em cima de um círculo onde um tem que puxar o outro para fora da marcação.

A equipe começou com o pé direito nas competições. “Esse é um título extremamente árduo e gratificante. Esse é o nosso primeiro torneio e já conseguimos a vitória. Os pais ficaram maravilhados e sempre apoiaram e acompanharam todo o processo na escola. Esses nossos alunos foram fantásticos”, agradeceu a professora Beatriz Araújo.

As três primeiras colocadas de cada categoria se classificaram para a final que será realizada no mês de novembro no estado do Maranhão.