Escolas em tempo integral oferecem aulas regulares e atividades lúdicas no contraturno

Por - em 889

Alexandre Quintans

 

Escola integral_Grotão_foto_julianasantos 010Durante o turno da manhã, aulas de matemática, português, geografia, história, entre outras disciplinas. À tarde, atividades de dança, teatro, música, esportes e recreação. Essa é a rotina vivida de segunda à sexta-feira por 3.840 alunos do Ensino Infantil, Fundamental I e II que estudam em uma das 16 Escolas da Rede Municipal que funcionam em Tempo Integral.

O aluno tem uma rotina de dez horas dentro da unidade de ensino, chegando às 7h e saindo às 17h, com direito a almoço e dois lanches.

A estudante Ana Ruth de Luna, de dez anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Radegundis Feitosa, sabe da importância de um ensino de tempo integral. “Eu prefiro estar na escola estudando, aprendendo. Todos os dias à tarde eu tenho aula de capoeira aqui e nas quartas-feiras aula de futebol de salão”, disse a aluna.

No contraturno o dia não é só de atividades esportivas, dança ou teatro. Os alunos contam com professores tutores que reforçam, principalmente nas disciplinas de português e matemática, o que foi trabalhado pela manhã em sala de aula, mas de uma forma mais lúdica. Para isso existe um planejamento para que haja uma interação entre os professores da manhã e da tarde.

Além de levar um melhor ensino aprendizado para os alunos, a unidade de ensino em tempo integral também proporciona um melhor elo entre escola e comunidade. “Nós passamos a conhecer melhor nossos alunos, seu relacionamento com os pais, que quando chegam na escola para buscar o filho conversam com a gente e procuram saber como foi o dia do filho ou da filha”, explicou a diretora adjunta da Radegundis Feitosa, Lavínia Guedes Moura.

No final do mês e junho a rede municipal ganhou mais uma escola em tempo integral, a Antônio Nominando Diniz, no bairro do Grotão. E no dia em que a Capital completar 431 anos, vai ganhar mais uma escola em tempo integral, desta vez no bairro de Gramame. Essa será a sexta escola tempo integral entregue pela atual gestão.