Escolas, empresas e outras organizações podem solicitar palestras de orientação ao Samu-JP

Por - em 462

Arthur Araújo

Escolas, empresas e outras organizações interessadas podem contar com palestras de orientação e prevenção de acidentes. As apresentações são ministradas por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital e estão disponíveis para solicitação dos interessados.

A solicitação de palestras deve ser feita por meio de ofício endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, como explicou o coordenador administrativo do Samu, Humberto Nascimento. De acordo com ele, o ideal é que o pedido seja enviado com ao menos 15 dias de antecedência, o que possibilita o agendamento e a preparação da apresentação.

Também no ofício, a entidade solicitante deve especificar o assunto que deseja aprofundar para a palestra, bem como o público a quem ela é dirigida. “A demanda maior é das escolas, onde damos dicas e orientações sobre primeiros socorros, cuidados para prevenir acidentes e também de como e quando acionar os serviços do Samu”, explciou o enfermeiro Silvano Bezerra, que é supervisor de Motolâncias.

Empresas também apresentam demandas, principalmente incorporando as palestras aos calendários referentes às datas de referência do trabalhador. “Na semana do trabalho ficamos à disposição para levar às empresas solicitantes dicas e cuidados que são essenciais para evitar e acidentes de trabalho”, explicou o enfermeiro.

As palestras podem utilizar diversos materiais, como instrumentos de didática, videoaulas ou apenas a exposição oral. “A metodologia varia de acordo com o tema e com o público alvo da palestra, com a intenção de proporcionar a melhor experiência e o máximo de assimilação do que é exposto”, afirmou Silvano.