Escolas municipais oferecem atividades para alunos e comunidade aos sábados

Por - em 770

Escola Aberta (2)Um espaço de interação e conhecimento para alunos e comunidade todos os sábados, no turno manhã e tarde. A ação, que é realizada em 30 escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, faz parte do Programa Escola Aberta, criado pelo Governo Federal. As oficinas funcionam nos colégios por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Na Escola Municipal Carlos Neves da Franca, localizada no bairro José Américo, são oferecidas aulas de informática, karatê, judô, dança, música, Português, Matemática e artesanato. Nas escolas da rede ainda têm aulas de pintura em tecido, flores artesanais, biscuit, hip hop, reciclagem, futsal, vôlei, xadrez, manicure, cabeleireiro e culinária.

Waldecir Maia Alves é militar reformado e frequenta todos os sábados a Escola Carlos Neves. Ele viu, através do programa, uma oportunidade de aprender informática e aprimorar os conhecimentos. “Não podemos parar. A escola abrir as portas pra gente é uma ação esplendida. O bom é sair daqui e saber que na próxima aula temos novas coisas para aprender”.

Escola Aberta (20)Para o professor de karatê, Irlan Barbosa, é uma oportunidade para os alunos aprenderem uma atividade física de graça, além da responsabilidade de formar cidadãos. “Nós temos uma responsabilidade também de trabalhar a parte social para que eles saibam tratar as pessoas, respeitar os pais e os amigos. Alguns chegaram aqui com notas baixas na escola e sem respeitar os pais.”

David Kewen Tavares é aluno da Escola Municipal General Rodrigo Otávio, localizado no Bairro dos Estados, e todos os sábados está presente na aula de karatê na Escola Carlos Neves. David é um exemplo da mudança proporcionada pelo esporte. “Eu não fazia nada direito. Foi através desse trabalho que aprendi a respeitar meus pais, os mais velhos e a melhorar na escola. Ainda quero ser um campeão brasileiro”, disse o garoto.

No currículo, David já leva títulos de Campeão Brasileiro Infanto-juvenil, Tetra Campeão Paraibano e Bi Campeão Escolar.

Música – No campo musical os alunos têm aulas de saxofone, clarinete, flauta doce (todos instrumentos cedidos pela PMJP) e violão. Geilson Gonçalves Pereira é morador do bairro José Américo e aprendeu a tocar violão através do Programa Escola Aberta. “Já estou estudando há mais de um ano. Sempre quis estudar violão e aqui nós temos as portas abertas. Comecei aqui e quero me especializar para um ser professor de música. Espero que a Prefeitura mantenha sempre esse trabalho”, afirmou Geilson.Escola Aberta (25)

“É a questão do fazer. Nós trabalhamos a inclusão, a educação pela paz. É muito prazeroso vir todo final de semana e saber que estamos plantando uma sementinha para no futuro colhermos os frutos”, ressaltou a diretora da Carlos Neves, Rita de Cássia.

Escola Aberta – O Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, alunos, estudantes e funcionários dessas escolas e a comunidade que reside no entorno se integram em atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.