Especialistas da SMS alertam para cuidados com o Câncer

Por - em 340

Ascom/SMS

No dia 8 de abril é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer, uma doença perigosa, mas que se diagnosticada precocemente tem cura. De acordo com dados do Datasus, em 2014, a patologia foi responsável por mais de 360 mortes em João Pessoa, sendo os cânceres de brônquios e pulmões e o de mama os que mais levaram a óbito.

As causas do câncer são variadas e podem ser externas ou internas ao organismo, mas sempre estão ligadas entre si. As causas externas são relacionadas ao meio ambiente e a hábitos e costumes próprios, como fumar cigarro, um dos causadores do câncer de brônquio e pulmão. Já as causas internas geralmente são pré-determinadas pela genética estando, na maioria das vezes, ligadas à capacidade do organismo de se defender de agressões externas.

A coordenadora da área de hipertensão e diabetes da secretária Municipal de Saúde, Ana de Lourdes Oliveira, explica que embora o fator genético exerça um importante papel na formação do câncer, são raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

“É importante que pessoas que tem algum caso da doença na família fiquem atentas e procurem fazer exames para o diagnóstico precoce, assim caso seja detectado algo, o tratamento é iniciado o mais rápido possível e maior a possibilidade de cura” ressalta Ana de Lourdes.

Serviço – A porta de entrada para o cuidado à saúde é a Atenção Básica, por meio de uma unidade de saúde da família (USF). Lá o usuário é avaliado e encaminhado, quando necessário, para os serviços da Atenção Especializada, onde o paciente pode contar com a avaliação do especialista da rede municipal de saúde, de acordo com o tipo da doença. Quando confirmado o câncer, é feito de forma regulada o encaminhamento ao Hospital Napoleão Laureano para acompanhamento e iniciar o tratamento específico.

Na capital, apenas no último ano, mais de 55 mil pessoas fizeram tratamento ambulatorial de oncologia.

Doença – Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, ocorrendo metástase.