Especialistas e sociedade civil discutem Plano Municipal de Educação
Membros da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, gestores de escolas públicas e privadas, Câmara Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e a sociedade civil participam até às 17h desta quarta-feira (13) da audiência pública de apresentação e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025. O encontro acontece no auditório da Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários.
O objetivo é debater e aprovar as metas e estratégias propostas no documento base do PME para que ainda nesta quarta-feira seja elaborado o documento definitivo do PME que vai dirigir a educação pública e privada no território de João Pessoa, tanto de escolas públicas como privadas nos próximos 10 anos.
Após a aprovação, o documento será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação e em seguida à Câmara Municipal de João Pessoa. A partir de julho de 2015 será publicada a versão final e o novo PME para a cidade João Pessoa.
“Com essa audiência pública a gente dá mais um passo nesse processo coletivo e democrático, que é o Plano Municipal de Educação. É um momento de muita alegria para a secretaria porque essa parceria vem tendo grande êxito nessa construção. A Sedec está afinada com todo esse anseio da sociedade para garantir uma execução do Plano enquanto gestão municipal”, disse a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa.
O documento contextualiza cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como critérios para a Educação Infantil, para Educação Fundamental, nível médio, superior, educação indígena, financiamento da educação, formação e valorização do magistério, entre outras.
Após a palestra “PME como instrumento de garantia do direito à educação”, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal da Paraíba, Adriana Valéria Santos Diniz, os participantes foram divididos em grupos de acordo com os temas do documento base.
A partir das 14h será formada uma plenária onde serão apresentadas e votadas as propostas dos grupos de trabalho.
Eixos temáticos
Sala 1
Educação Infantil
Sala 2
Ensino fundamental, integral e especial
Sala 3
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sala 4
Ensino superior; educação a distância; e ensino médio, profissionalizante e técnico
Sala 5
Valorização da diversidade
Sala 6
Formação e valorização dos profissionais de educação; gestão democrática; e financiamento da educação.