Espera por cirurgia de catarata na rede municipal não ultrapassa 30 dias
Em julho passado, por meio do Programa Especial de Cirurgias de Catarata (Veja Bem), a Secretaria de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), zerou a fila para cirurgias de catarata, ao realizar o procedimento em 1.192 pacientes. A partir de então, a espera do usuário que necessita de tal intervenção não ultrapassa 30 dias.
O número de cirurgias de catarata contratadas pela SMS foi ampliado de 200 para 500 ao mês. Para o atendimento mensal (da mesma forma como aconteceu com o Veja Bem), a rede municipal faz o pré-operatório com o usuário e o encaminha à regulação, que determina a clínica na qual o procedimento será realizado.
Para ter acesso à cirurgia, o paciente deve ir primeiro à Unidade de Saúde da Família (USF), para agendamento da consulta. Com o diagnóstico de catarata, ele é avaliado, realiza exames pré-operatórios, pega a autorização do procedimento na Diretoria de Regulação e passa pela cirurgia, em uma das clínicas contratadas pela prefeitura.
As consultas são agendadas pelas USFs e Distritos Sanitários no Cais Jaguaribe, e as cirurgias são realizadas em um desses seis centros: Centro Médico Audiovisual; Hospital Universitário Lauro Wanderley; Hospital General Edson Ramalho; Memorial Santa Luzia; Cenos; e Oftalmoclínica Saulo Freire.
Veja Bem – De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, o Veja Bem foi realizado em parceria entre o Ministério da Saúde e a SMS e beneficiou a Capital e outros 12 municípios: João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Conde, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Marcação, Mataraca, Pedro Régis, Rio Tinto, Sobrado, Sapé e Riachão. “Em 2014, reeditaremos o programa. É mais uma demonstração do compromisso da PMJP com a saúde da população”, disse.