Estudante da Rede Municipal ganha medalhas em Paralímpiadas Escolares

Por - em 592

Estudante da Rede Municipal conquista medalhas em Paralímpiadas Escolares (2)Jane da Silva Soares, aluna do 5º ano da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, conquistou duas medalhas Paralímpiadas Escolares 2013. A estudante ganhou prata na prova do Lançamento de Dardo (23,40m) e bronze no Arremesso do Peso (6,37m). O evento foi realizado em São Paulo, entre os dias 25 e 29 de novembro e contou com 2.800 participantes.

A atleta que participou das paralímpiadas pela primeira vez, disputou as provas com atletas de outros onze estados do país. Para o treinador Ivamarcos Pereira o resultado foi uma grande surpresa. “Sabia que as chances eram poucas, mas existiam. Para quem iniciou na modalidade de atletismo este ano não esperava tanto. Uma vitória que nos incentiva ainda mais a continuar trabalhando o esporte e a inclusão no ambiente escolar”, pontuou o educador físico.

O talento da atleta que sofre de uma deficiência intelectual leve foi descoberto no ‘Projeto Atletismo da Escola’, desenvolvido na unidade de ensino.  “Sempre admirei esportes, mas devido há algumas limitações nunca tive oportunidade. Quando comecei a estudar na Escola Ana Cristina recebi o convite do professor Ivamarcos para treinar. Em poucos meses, participei de várias competições, até que conquistei ouro nos jogos escolares da Paraíba e ganhei uma vaga para disputar a etapa nacional. Nem sei expressar o que senti ao subir no pódio”, disse emocionada a atleta, que para concluir o raciocínio teve uma ajudinha do técnico.

Para o treinador, a estudante é exemplo de que se pode promover a inclusão através do esporte superando os desafios. “Mesmo com todas as dificuldades intelectuais e financeiras vencemos. Os treinos seguem ainda com mais vigor. Acredito que não devemos colocar limites sem antes tentar”, concluiu Ivamarcos.

Atleta – Jane da Silva tem 16 anos e mora na Aldeia SOS, em Mangabeira. A garota já nasceu com a deficiência intelectual. Das provas que participa no Atletismo ela tem preferência para o lançamento do dardo. Segundo Jane o peso é mais difícil por ser de quatro quilos.Estudante da Rede Municipal conquista medalhas em Paralímpiadas Escolares (4)

Projeto – Desenvolvido desde 2012 na Escola Ana Cristina Rolim Machado, o ‘Atletismo da Escola’ busca promover a participação, recreação e inclusão dos alunos em uma prática esportiva, proporcionando o desenvolvimento das habilidades motoras básicas.  O projeto que conta atualmente com 50 crianças visa ainda incluir os estudantes em eventos esportivos que envolva corridas, saltos, lançamentos e arremessos.

Paralímpiadas – Sediado em São Paulo, entre os dias 25 e 29 de novembro a competição que contou com 2.800 pessoas, entre atletas, treinadores e assistentes, incentiva a prática de esportes e a inclusão de pessoas com deficiência.

Os participantes são estudantes com deficiência física, visual ou intelectual, com idade entre 12 e 19 anos, regularmente matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial. As instituições são da rede pública ou particular com reconhecimento do Ministério da Educação.