Estudantes da Rede Municipal de Ensino passam por profissionalização
Alexandre Quintans
Os alunos da Escola Municipal Doutor Severino Patrício, localizada no bairro Alto do Mateus, que participaram durante três meses do Projeto de Vida irão receber na tarde desta quinta-feira (10), às 17h, o certificado de conclusão dos cursos de Informática Básica e Atendimento Administrativo Básico. Participaram das aulas 30 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos.
O projeto faz parte de uma das ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vinculadas ao Programa Mais Educação.
“O Projeto busca fazer com que esses jovens possam um dia entrar no mercado de trabalho de igual para igual já que, devido à realidade sócio econômica deles, tiveram atraso nos estudos em relação aos demais alunos da mesma faixa etária. Trabalhamos a autoestima para que eles percebem que é possível ter sonhos e acreditar no futuro,” disse a diretora da escola, Vitória Régia Viana.
Essa profissionalização só foi possível graças a uma parceria da unidade de ensino com o Projeto Beira da Linha que forneceu o espaço e os professores.
“Eu gostei pois foi muito prático e me ajudou para o meu futuro. Quero concluir o Ensino Médio e poder entrar em uma Universidade. E escolhi o curso de Atendimento Administrativo Básico porque o mercado de trabalho absorve melhor, acredito”, disse o aluno Jefferson Araújo, de 15 anos.
Os cursos foram escolhidos pelos alunos por meio de um questionário realizado na escola no início do ano letivo. As aulas de cada curso aconteciam duas vezes por semana sempre no contra turno das aulas regulares.
Localização – A Escola Municipal Doutor Severino Patrícia fica localizada na Rua Índio Araribóia, s/n – Alto do Mateus.