Estudantes de Escola Municipal têm os livros como companheiros

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Escola Municipal  livros como companheiros (3)O hábito de ler na Escola Municipal Radegundis Feitosa, no José Américo, que funciona no sistema de tempo integral, faz parte do convívio do alunado que criou uma relação de companheirismo com os livros. As obras são ajustadas de acordo com a faixa etária dos estudantes do 1º ao 5º ano, crianças de 6 a 12 anos.

As atividades de leitura fazem parte do projeto “Brincando com as Palavras nas Fábulas Encantadas e nos Poemas Infantis”. Os encontros diários com as obras literárias ocorrem no contra turno, já que a unidade de ensino oferece atividades durante todo o dia. “Percebo a felicidade estampada no rosto de cada criança no momento em que se dirigem para a biblioteca. As visitas são frequentes, já que os estudantes aproveitam o intervalo e fazem desse momento um mundo mágico”, disse a diretora da escola, Elisabete Sousa.

O Projeto contempla todas as turmas da unidade escolar, incentivando e incluindo os alunos da instituição. “Eu conto os minutos para chegar o momento de irmos para biblioteca, onde a leitura me propicia viagens. Todo dia aprendo algo novo”, falou com empolgação Misael Felipe Galdino, do 5º ano.

Para Isaac Victor Lucena, do 4º ano, ler com frequência leva a uma melhor escrita e também a um raciocínio mais rápido. “Amo estudar aqui e fazer parte deste projeto, onde brincamos com as palavras”, comemorou o aluno.

Projeto – A ideia do “Brincando com as Palavras”, que teve início o ano passado com visitas dos alunos e docentes ao acervo da Biblioteca Otacílio Batista, é despertar o gosto pela leitura, fazendo a interação com a escrita e ampliando o conhecimento ortográfico.

“A atuação se dá através de ações coletivas e individuais, interação com os professores e alunos na troca de experiências literárias. Essa atividade promove um debate, onde são produzidos textos orais e em seguida escritos na forma de dramatizações, leitura de cordel, recital de poesias e finalizando com apresentações no auditório escolar”, explicou Vicência Cabral, coordenadora do projeto.

A prioridade do projeto é trocar experiências literárias e dialogar sobre o acervo, comentando sobre as diferentes obras lidas, como por exemplo fábulas, contos de fadas e poemas infantis.