Estudantes emocionam durante Mostra de Música das Escolas do Município
Cultura, originalidade e talento deram ritmo à ‘Mostra de Música das Escolas Municipais’, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), nesta terça (17) e quarta-feira (18), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. Ao todo 340 estudantes do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram músicas de própria autoria com o tema Cultura e Identidade.
O evento, que faz parte do projeto ‘Ano Cultural Elba Ramalho e Cátia de França’, teve a participação de 39 unidades de ensino. Cada uma com uma canção selecionada para representar a instituição.
“É uma honra e privilégio poder acompanhar estes estudantes músicos, que mostraram profissionalismo e alegria durante as apresentações. Me peguei emocionada varias vezes. Como é bom ter o trabalho reconhecido na nossa terra”, disse a cantora Cátia de França, que prestigiou os dois dias de atividades.
O nível das músicas e a evolução dos estudantes foram apreciados pela plateia, que em diversos momentos aplaudiu os artistas mirins. A secretária adjunta da educação, Edilma Ferreira afirma que este projeto contribui de forma expressiva para o avanço da cultura na nossa cidade.
“Em cada escola que subia ao palco, víamos a felicidade de meninas e meninos que tiveram a oportunidade de estar aqui encenando músicas enaltecendo a cultura regional. Daqui devem surgir futuros músicos”, concluiu a gestora.
Apresentações – A escola Apolônio Sales de Miranda, no bairro de Cruz das Armas trouxe a música ‘Paraíba, sabor real’ de autoria dos alunos João Ricardo e Luan José, ambos do 8º ano.
“Espelhamos-nos na música ‘Ponta dos Seixas’, de Elba Ramalho. As estrofes começaram a surgir e a letra foi se formando. Uma linda canção que fala do cheiro e do aroma da nossa Paraíba. Estamos felizes pela oportunidade de criar uma música e apresentá-la”, comemorou os compositores.
Já os estudantes da escola João Monteiro da Franca, no Vieira Diniz, subiram ao palco com a canção ‘Paraíba terra querida’, que exalta a garra e força dos paraibanos, além do amor que eles sentem pela terra. A música foi cantada pelas alunas, Hayane Ferreira e Dayanne Gomes.
“Muito bacana termos o retorno dos espectadores, que nos aplaudiram e agradeceram a apresentação. Esta música jamais será esquecida. Vamos levar por toda a nossa vida”, relataram as cantoras.
Ano Cultural – Na sua sétima edição, o projeto homenageia personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna, na sequência veio o José Lins do Rego (2008); em 2009, o homenageado foi Sérgio de Castro Pinto; Zé Ramalho, em 2010; Políbio Alves, em 2011; e em 2012 foi Hebert Vianna.