Estudantes participam de programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Por Alexandre Quintans - em 484

sedec_crei_horta_foto_dayseeuzebio (432)Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho, as escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa se mobilizam para tratar sobre o tema com ações de conscientização mostrando a importância da preservação do planeta.

Durante toda a semana, a Escola Municipal Lions Tambaú, no bairro dos Bancários, irá trabalhar a temática com os alunos e na sexta-feira (5) as atividades serão encerradas com uma gincana cultural cujo desafio será a apresentação de poesias, paródias e elaboração de panfletos relacionados ao tema. Os alunos também vão realizar um trabalho junto à comunidade do Timbó de conscientização sobre como tratar corretamente o descarte do lixo.

Os alunos das escolas municipais Radegundis Feitosa (José Américo), Tharsilla Barbosa da Franca (Grotão), Bartolomeu de Gusmão (Cristo), Durmerval Trigueiro Mendes (Rangel), Agostinho Fonseca Neto (Cristo), Augusto dos Anjos (Cristo), Anayde Beiris (Bairro das Indústrias), Seráfico ad Nóbrega (Tambaú), Aruanda (Bancários) e Lions Tambaú (Bancários) também irão realizar atividades sobre o meio ambiente. Entre as atividades estão redações, debates, exibição de filmes, etc.

Ações durante todo o ano – Na escola Dom Marcelo Pinto Carvalheira, na comunidade Sonho Meu, bairro Paratibe, é feito um trabalho usando produtos recicláveis durante todo o ano. Lá os alunos construíram uma horta que funciona no sistema Mandala e conta com o apoio do setor de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Toda a ornamentação e plantio de hortaliças, maracujá, berinjela, plantas medicinais e fava são realizadas em materiais recicláveis como garrafa pet.

Dentro de uma temática interdisciplinar a escola Anayde Beiris, no Bairro das Indústrias, trabalha durante todo o ano letivo o projeto “Conservar para a Vida” onde são abordados com as turmas do 6º ao 9º ano os subtemas água, biodiversidade, desmatamento e poluição. Os alunos também saem da sala de aula e fazem visitas aos rios, matas e furnas existentes no bairro.