Evento avalia resultados do programa #Tamojunto, que ajuda no combate às drogas nas escolas

Por - em 600

Alexandre Quintans

 

Trocar experiências e avaliar os resultados obtidos neste ano na aplicação do programa #TamoJunto, que trabalha a prevenção do uso de álcool e outras drogas nas escolas municipais da Capital. Este será o objetivo do encontro que acontece nesta quarta-feira (25), às 13h30, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano. A ocasião também marca o encerramento das atividades da 3ª edição do programa do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Saúde (SMS), capacitou 100 profissionais, que atuam como agentes multiplicadores, sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas. O programa foi trabalhado em 15 escolas da rede municipal e atingiu cerca de 1.200 alunos de 11 a 14 anos de idade, matriculados no 6°, 7° e 8° ano.

“Este programa possibilita que professores e alunos conversem não só sobre a temática, mas sobre os vários assuntos que envolvem as escolhas do adolescente, proporcionando em sala de aula, de maneira interativa, o debate. A iniciativa ainda fortalece os vínculos entre professores e alunos, possibilitando, assim, a reflexão dos estudantes na hora de fazer suas escolhas”, disse a formadora e multiplicadora local, Fabiana Uchôa. Também irão participar do evento desta quarta-feira 10 alunos da rede municipal.

Formação – A formação continuada dos profissionais que participaram do programa #TamoJunto aconteceu no Centro de Formação de Professores (Cecapro) e foi ministrada pela formadora e multiplicadora nacional do programa, Jane Moraes Lopes. As aulas abordaram temas específicos que se relacionam entre si, entre eles: senso de pertencimento em um grupo; fatores de risco e proteção para o uso de drogas; crenças normativas e pensamento crítico.

As atividades das aulas são interativas, utilizando vivências e dinâmicas que têm como objetivo aproximar os alunos, fomentar a discussão de forma crítica e fortalecer vínculos positivos entre os educandos. O professor é um facilitador das atividades interativas, que acontecem com os educandos sentados em círculo.

O Programa realiza também três oficinas com os pais ou responsáveis, onde os encontros proporcionam reflexões sobre a adolescência e como lidar com está fase tão importante dos filhos.

 Além de Fabiana Uchoa, o programa conta a participação das multiplicadoras locais Aline Costa, da Secretaria de Educação, e Alessandra Cruz e Evaneide Albuquerque, da Secretaria de Saúde.