Evento do Distrito Sanitário V define prioridades para a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Por - em 608

Rebeka Paiva

 

Durante toda esta sexta-feira (29), profissionais e gestores da rede municipal de saúde, junto com a população, participaram dos debates da última etapa da Conferência Distrital de Saúde. O encontro, promovido pela equipe do Distrito Sanitário V, teve como finalidade discutir propostas e ideias para melhorar a assistência dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa. O evento ocorreu na sede do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor).

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Juliana Abath, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal, afirmou que as plenárias e conferências distritais são importantes porque ampliam a participação popular. “Tivemos uma fase de mobilização social junto ao Conselho de Saúde e pudemos avaliar a presença e contribuição efetiva dos três segmentos da sociedade, onde todos trouxeram propostas extremamente positivas que serão consideradas nesse processo de debate e melhoria do SUS”, ressaltou.

A Conferência Distrital de Saúde aconteceu em duas partes. Pela manhã, os participantes foram divididos em grupos para discutir a situação dos serviços de saúde e pensar em propostas para cada um dos eixos temáticos da conferência. No período da tarde, foram realizadas as plenárias e apresentado o que foi discutido pela manhã. Em seguida houve a votação para decidir quais prioridades serão levadas para a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

“Estamos aqui para avaliar nossas fragilidades e saber onde e como podemos melhorar. E esta é uma das melhores formas que podemos otimizar nossos serviços, que é ouvindo quem trabalha e utiliza diariamente os equipamentos da rede pública. Este é um espaço de diálogo, um espaço democrático e vamos fazer esta construção juntos, gestão, usuários, servidores e entidades representativas”, disse a diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Braz.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

As deliberações dessa fase serão levadas para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece entre os dias 10 e 12 de julho na Capital. Já a Conferência Estadual de Saúde acontece de 24 a 26 de setembro.

Participação popular – Funcionária do Distrito Sanitário V, Lucicleide Guedes participou pela primeira vez do evento e ressaltou a importância da contribuição dos trabalhadores nesse processo. “Trabalhamos promovendo e ofertando saúde à população, vemos diariamente o que é bom e o que precisa ser otimizado para melhor assistência. Também somos usuários e queremos um melhor serviço para nós e para nossos familiares”, comentou a técnica de enfermagem.

Já a aposentada Inalda Araújo participa das conferências desde que foram implantadas em João Pessoa. Para ela, este é o melhor e mais democrático espaço que é ofertado a população. “Não adianta apenas ficarmos criticando o serviço por fora. Essa uma oportunidade de pontuarmos nossas necessidades para contribuir para construção dos serviços. Sempre participo das conferências porque é um espaço que podemos discutir, acompanhar e cobrar resultados no que diz respeito à saúde pública”, frisou a usuária.

As conferências foram realizadas em cinco etapas e tiveram como principal objetivo avaliar a situação da saúde, definir diretrizes e prioridades para as políticas públicas, além de consolidar o controle social no município de João Pessoa, fortalecendo, assim, as políticas do SUS, que comemora 25 anos. “As plenárias e conferências serviram de exemplo de como a participação popular beneficia o SUS como todo”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda.

De 1° a 4 de dezembro, após a realização de todas as conferências locais, acontece a Conferência Nacional de Saúde.

Lei – A partir da Lei n.º 8.142 ficou estabelecida uma periodicidade de quatro anos para a realização das Conferências de Saúde, que deveriam contar, necessariamente, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde.

As Conferências são fóruns privilegiados que a sociedade civil possui para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira. São nesses encontros que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde, assegurando as diversas formas de pensar o SUS.