Evento marca início das compras do Programa de Alimentos no Cinturão Verde

Por - em 378

A Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa inicia nesta quarta-feira (1°) as compras do Programa de Alimentos (PAA) no Cinturão Verde. Para marcar a data, será oferecido um café da manhã, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Vale do Gramame, que funciona vizinho ao Sesc Gravatá.

Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar (Dessan), que coordena o PAA na Sedes, ressaltou que foi elevado, agora em 2014, o montante dos recursos do programa na ordem de 76%, passando para 1 milhão 776 mil.

“O aumento dos recursos possibilitou o acréscimo no número de agricultores beneficiados, passando de 223 para 327, sendo 19 agricultores orgânicos, dezessete do Cinturão Verde e dois de Pedras de Fogo. Atualmente, com o programa, beneficiamos diretamente 1.635 pessoas”, destacou.

Fome Zero – O programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero que promove o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. A iniciativa também promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O coordenador do PAA/JP, Joaquim Pinto, ressaltou que os agricultores familiares devem comercializar diretamente os alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de até R$ 6,5 mil.

Ele lembra   que na proposta de participação 2014 está previsto a comercialização de 800 toneladas de produtos da agricultura familiar, que dará uma média de 14 toneladas/dia, de segunda a quinta-feira, até o final do ano.

Lúcia Silva destaca que o agricultor cadastrado no PAA tem uma conta aberta no Banco do Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. “Os recursos referentes à compra que é realizada vai direto para a conta dele, sem nenhum desconto”, assegurou.

Banco de Alimentos – O PAA/JP compra os produtos de quatro municípios paraibanos e doa para o Banco de Alimentos de João Pessoa, que por sua vez, doa para 114 entidades socioassistenciais e mais cinco cozinhas comunitárias. “Isso representa uma média de 60 mil pessoas beneficiadas com os alimentos” destaca

No programa são beneficiados os municípios paraibanos de Pitimbu, Alhandra, Pedras de Fogo e João Pessoa. “O programa é a garantia do melhoramento do nível da alimentação das famílias em vulnerabilidade”, afirmou Lúcia.

Mais informações sobre o PAA podem ser adquiridas pelo telefone 3218-9115.