Evento promove resgate cultural e histórico dos bairros

Por - em 735

Nayanne Nóbrega

 

O Projeto Beira da Linha, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vai promover o XI Alto da Leitura, que tem como objetivo o resgate cultural e histórico, por meio da leitura e identidade. O evento acontece de 3 a 7 de outubro, no Centro Cultural Ismar Pompeu, no Alto do Mateus, na Capital.

Estão envolvidas no evento, quatro escolas municipais Ana Nery, Henrique Dias, Luiza Lima Lobo e Severino Patrício, o Centro de Referência Educação Infantil (Crei) Maria de Lurdes, além da Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto do Mateus e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

De acordo com a coordenadora do Projeto Rede Pela Paz, representando as escolas municipais, Eliene Dias da Silva, o evento ressalta a importância das raízes históricas e culturais das comunidades. “Nesta edição, vamos trabalhar a questão da leitura e identidade, incentivando o conhecimento do bairro para promover a preservação patrimonial. Essa é mais uma possibilidade da comunidade conhecer o que as escolas vêm trabalhando através de projetos, ressaltando o incentivo a literatura e história”, disse.

A coordenadora de projetos da ONG Beira da Linha, Rosenilda Dias, destacou que o evento promove um incentivo à cultura. “Há 11 anos temos trabalhado na comunidade Alto do Mateus, focando na leitura e escrita Então, no mês de setembro trabalhamos junto às escolas, ampliando esse regaste cultural e histórico. Nosso objetivo é formar jovens leitores críticos, que possam reivindicar melhorias e conscientização ambiental.Temos casos de jovens, que faziam parte do projeto, que até já lançaram livros”, contou.