Exposição de animais para adoção acontece até esta quarta, no Ponto de Cem Réis

Por - em 545

A Exposição de animais para adoção, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue nesta quarta-feira (20), com dezenas de cães e gatos prontos para ganhar um novo lar. A mostra, terceira deste ano, acontece das 8h às 18h, no Ponto de Cem Réis.

Desde a primeira exposição, a Vigilância Epidemiológica do Município implantou o sistema de adoção responsável, no intuito de conscientizar as pessoas em relação às responsabilidades de se criar um animal. “Os donos não podem simplesmente abandonar seus bichos no Centro de Zoonoses, como se eles fossem ‘coisas’. Além disso, não somos um abrigo de animais. Este não é o nosso papel”, ressaltou o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Nilton Guedes.

Segundo ele, quem quiser adotar um cão ou um gato nas exposições promovidas pela SMS passará por uma avaliação para ver se tem possibilidade de criar o animal. “Depois da adoção, faremos um acompanhamento para verificar as condições do animal e dar orientações”, explicou.

Casa nova – Só nesta terça-feira (19), primeiro dia da exposição, 22 cães e 12 gatos foram adotados. A dona de casa Edjane Saldanha Pereira, 39 anos, mora em Santa Rita e decidiu levar um gatinho para casa. Ela, que já é dona de um papagaio e de outro gato, disse que tanto os filhos quanto o marido gostam muito de animais. “Eu já pensava em dar um companheiro para o nosso gato. Com essa feira, tive a oportunidade. Tem muitos bichinhos precisando de lar, e acho que sou a pessoa certa para fazer isso por um deles”, disse.

Robson da Silva é palhaço de rua e costumava contar com a companhia de uma cadela vira-lata, que ele pegou na rua para criar. Só que o animal fugiu. “Vou levar uma cachorrinha, de novo. Gosto muito de bicho”, contou.

A Associação de Proteção Animal Amigo Bicho (Apaab), de João Pessoa, também está participando da ação da SMS. “Estamos aqui para reforçar a ideia de guarda responsável e da contenção da população. Cada dono precisa ser responsável por seu animal”, disse Maribel Amengual, presidente da Apaab.

Reforço – De acordo com Nilton Guedes, as exposições serão realizadas com frequência, em pontos diversos da cidade. O objetivo é dar nova vida aos animais que são abandonados pelos próprios donos no Centro de Zoonoses e que, se ficarem nas ruas, correm o risco de contrair e disseminar doenças que podem ser fatais, como a raiva. “Queremos melhorar o atendimento que prestamos à população e, ao mesmo tempo, primar pelo bem-estar dos animais”, disse.

Para adotar um animal, o interessado deve ir ao Ponto Cem Réis com um documento de identidade e um comprovante de residência.