Exposição marca encerramento da semana da alimentação saudável

Por Alexandre Quintans - em 2155

Alunos, pais e mães da Escola Municipal Professor João Medeiros, no Bairro dos Novais, participaram na manhã desta sexta-feira (31) da culminância da Semana da Alimentação Saudável. Houve palestra com uma equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apresentação teatral, exposição dos trabalhos e degustação. O tema da ação foi “Minha alimentação é colorida”.

Os 362 alunos matriculados participaram de brincadeiras como recorte e colagem, na biblioteca assistiram a vídeos educativos que mostravam a importância do consumo de frutas e verduras, além de jogo educativo na sala de informática.

“Esse trabalho fazemos o ano inteiro, porque alimentação saudável é a base de uma boa educação e de um bom crescimento. Nós queremos que nossas crianças sejam incentivadas a comer o que oferecido na escola. Se uma criança trouxer um refrigerante de casa, por exemplo, nós iremos recolher e só devolvermos quando for embora. Aqui só servimos suco da fruta”, explicou a diretora, Fátima Aparecida.

No ginásio da escola foi disponibilizado um banquete para os participantes e a produção dos alimentos contou com a participação dos alunos. Foi servido saladas de frutas, sucos, mungunzá, sopa, cuscuz e arroz doce, tudo o que faz já parte do cardápio dos alunos na unidade de ensino.

“Eu aprendi que se não comermos bem, coisas saudáveis, podemos ter várias doenças. Eu gosto de sopa e de legumes”, disse com alegria Gabrielly Ingrid, 9 anos, que ajudou na produção da sopa.

Durante a semana, os alunos participaram de momentos de contação de histórias, exibição de vídeos, visitação a cozinha escolar e aulas expositivas acerca dos nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Um gesto que foi aprovado por Valdirene da Silva Macedo Pereira, mãe de três crianças matriculadas na João Medeiros. “A escola tem cuidado com a alimentação dos nossos filhos. Eu fico feliz e despreocupada, porque sei que aqui eles estão só o que faz bem pra a saúde”, afirmou a mãe.