Família de Radegundis Feitosa se emociona com homenagem prestada por alunos
Os alunos da Escola Municipal Radegundis Feitosa, localizada no bairro José Américo, lotaram o ginásio poliesportivo da escola na manhã desta terça-feira (13) para prestar uma homenagem ao músico paraibano que dá nome à unidade de ensino, comemorando a data de seu nascimento.
O evento teve início com a apresentação da banda marcial da escola e o coro. Em seguida, a mesa foi formada com a presença da mãe de Radegundis, Joana Nunes Feitosa, dos irmãos Helane Marne Feitosa, Heleno Feitosa (Costinha) e José Medeiros Rocha (Bobó), dos filhos Ramon Feitosa e Priscila Feitosa, e da esposa Simone Aranha Feitosa.
Com uma voz calma e serena, Joana Nunes agradeceu a homenagem ao filho. “É espetacular. O que eu vejo aqui é que Radegundis teve êxito. A homenagem aqui mostra o amor, o carinho, o aconchego que é com a gente. Essas crianças são tão maravilhosas que dá vontade até de chorar quando vamos chegando aqui. Se a gente pudesse abraçar um por um seria melhor. Eu os abraço de todo o coração, de todo o meu amor por esse colégio. Radegundis era alegria, amor, paciência e simplicidade. Meu filho era uma grande pessoa e só deixou pra mim muito orgulho”, disse emocionada.
A diretora da escola, Elizabete Sousa de Oliveira, disse que a homenagem partiu da própria curiosidade dos 356 alunos que são atendidos em tempo integral na unidade de ensino. “Essa homenagem foi ideia das crianças em querer saber o porquê do nome da escola. Nós adoramos. Só em ver a família de Radegundis aqui presente conversando com nossas crianças foi muito válido”, explicou a diretora.
Durante as homenagens os alunos entregaram para a família de Radegundis um CD com o hino da escola. “Essa escola tá cuidando, tá zelando pelo nome de Radegundis e pela memória dele. Essa iniciativa de todos que fazem essa escola me pegou de surpresa. Nunca imaginava que teria uma dimensão dessa e com essa intensidade. Ver essas crianças interessadas em saber quem é a pessoa que dá o nome à escola em que ela estuda é muito importante. Até pra falar ficou difícil de tanta emoção. Essa escola tá a cara de Radegundis. Ele era exatamente isso aqui”, disse o irmão de Radegundis, Heleno Feitosa.
Emoção também para o filho Ramon Feitosa que segue os caminhos do pai. “Hoje foi a primeira vez que pude vir aqui na escola que leva o nome do meu pai. E pude perceber como essa unidade o lembra. Adorei ver a banda da escola tocando. Achei engraçado quando os alunos me questionaram porque eu tocava violino e não trombone”.
Os alunos também puderam fazer perguntas aos familiares do músico. Cauã Fernandes de Almeida, de 10 anos, é integrante da banda marcial e toca trombone de vara. Ele perguntou para a família quantas horas Radegundis estudava por dia e prestou uma homenagem em palavras. “Foi um grande músico e sempre estará em nossos corações e no coração da família dele”. No encerramento os alunos cantaram o Hino Nacional.
Radegundis Feitosa nasceu no dia 13 de agosto de 1962 na cidade de Itaporanga e morreu no dia primeiro de julho de 2010, vítima de um acidente automobilístico. A programação em homenagem ao músico paraibano, o primeiro doutor em trombone do Brasil, segue durante o turno da tarde e da noite.
Veja a programação:
Tarde – 14h
– Ida dos alunos à Sala Radegundis Feitosa na UFPB para assistir a um recital didático de música instrumental coordenado pelo músico Costinha, irmão de Radegundis;
– Visita dos alunos ao Departamento de Música da UFPB.
Noite – 19h
– Ida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à Sala Radegundis Feitosa na UFPB para um concerto da “Big Band” da UFPB;
– Visita dos alunos da EJA ao Departamento de Música da UFPB.