Famílias atendidas pelo Cras do Valentina participam de oficina sobre aproveitamento da macaxeira

Por Eloísa França - em 1200

A macaxeira é um dos alimentos mais populares da cultura nordestina e nesta quarta-feira (14), 34 famílias atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no bairro do Valentina de Figueiredo participaram de oficina realizada pelo Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) sobre os benefícios e propriedades do tubérculo, em que ele é o principal ingrediente em receitas como brigadeiro e panqueca.

A oficina é resultado da parceria entre as diretorias de Assistência Social (DAS) e de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As famílias estão inseridas na política de segurança alimentar do município e recebem gêneros alimentícios por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia mais de 5.500 famílias, além de 1.370 crianças e adolescentes, 501 idosos e distribuição de outras 5.082 refeições em diferentes pontos da cidade.

Durante a aula, tanto adultos quanto crianças fizeram as receitas e experimentaram as delícias que foram preparadas, ajudando a quebrar a ideia de que a macaxeira serve apenas para cozimento ou fritura. Edilma Morais, usuária do Cras, ficou bastante empolgada com o que aprendeu. “Agora eu posso usar mais a macaxeira e com um custo menor do que seria se eu fosse comprar o leite condensado para fazer o brigadeiro tradicional. A macaxeira é importante demais para a alimentação da minha família e aprender o que dá para fazer é muito bom”, completou.

A nutricionista do Banco de Alimentos, Marcela Oliveira, que ministrou a oficina, destacou outros benefícios que as receitas aprendidas trazem. “No brigadeiro, a macaxeira substitui o leite condensado e na panqueca o trigo. Como ela tem muita fibra, ajuda na saciedade além do menor consumo de açúcar, ajudando a melhorar a alimentação da família”, finalizou.