Famílias do Vale das Palmeiras recebem visitas da Sedes e têm acesso aos programas sociais

Por - em 570

A equipe do Cras Volante iniciou a visita das 852 famílias da área de abrangência do Condomínio Vale das Palmeiras, no Alto Jaguaribe, desde o mês de novembro. A iniciativa, realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), objetiva apresentar o registro das ações desenvolvidas durante o mês no âmbito do território referenciado pela equipe, onde se desenvolve o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O serviço está sendo realizado, temporariamente, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cristo/Rangel, situado a Rua Universitário Rogério Benevides, nº 245, no Cristo Redentor. “Este serviço consiste em um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva, prevenindo, assim, a ruptura de vínculos familiares e comunitários. Este também viabiliza o acesso aos direitos e contribui para a melhoria da qualidade de vida destas famílias”, explica Lázaro Joaquim, assistente social responsável.

Lázaro Joaquim ressalta que neste período o trabalho social realizado com estas famílias possibilitou que modificassem e /ou minimizassem as suas realidades de vulnerabilidades e riscos sociais na qual estão inseridas. “Esse resultado se deu através da inserção dessas famílias em diversos programas, projetos, benefícios e serviços na rede socioassistencial e intersetorial”. A inauguração do Cras Vale das Palmeiras tem previsão para acontecer no mês de abril de 2015.

No Condomínio Vale das Palmeiras II moram atualmente 852 famílias em unidades habitacionais (apartamentos) entregues em 2013 pelo PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, através da Secretaria Municipal de Habitação. Estas famílias encontravam- se em áreas de risco no município.

A moradora Tânia Maria foi uma das beneficiadas e elogia a criação da equipe volante.  “Antes o acesso ao Cras era difícil por conta da distância. Agora, com essa nova equipe de assistentes sociais mais perto, estamos tendo informações sobre os benefícios que temos direitos e estamos acessando estes benefícios com mais facilidade e sem demora”, afirma.

Tipificação – Conforme a tipificação de serviços socioassistenciais, as equipes volantes podem fazer o atendimento às famílias residentes em territórios de grande extensão territorial, de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos e reordenamentos territoriais por risco de catástrofes ambientais).

A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de proteção básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território.