Farmácias da rede municipal de saúde garantem assistência contínua à população

Por Rebeka Paiva - em 5417

Os usuários do Sistema Único de Saúde em João Pessoa encontram na rede municipal de saúde uma assistência para a manutenção da saúde e as farmácias da rede contribuem para que essa assistência, além de completa, seja contínua.

O serviço de farmácia está disponível para dispensação aos usuários nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básica de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além dos serviços farmacêuticos para dispensação interna nos hospitais da rede, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com vasto elenco de medicamentos distribuídos entre anestésicos, antinflamatório, contraceptivos, antimicrobianos, entre outros. Para ter acesso aos medicamentos e serviços oferecidos é necessário que o usuário tenha o cartão do SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), sob a responsabilidade da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf), que realiza o recebimento, armazenamento e distribuição dos produtos farmacêuticos como insumos, material médico hospitalar, dietas especiais e medicamentos para todas as farmácias da rede municipal de saúde.

Os medicamentos distribuídos pela Gemaf, na sua grande maioria, fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que compõe a tabela dos medicamentos financiados pelo SUS. São remédios para diversas patologias, como hipertensão, diabetes, dor, alergias, infecções, gastrite.

De acordo com a coordenadora da Gemaf, Ritta Vilar, a assistência farmacêutica é uma política de saúde e tem um papel fundamental para a promoção do acesso aos medicamentos e seu uso de forma racional.

Os farmacêuticos e suas entidades exercem importantes papeis na saúde pública, principalmente na questão do fornecimento de informações sobre os medicamentos a fim de promover o seu uso racional, e a participação ativa na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Dessa forma, a assistência farmacêutica no âmbito do SUS é fundamental para a saúde pública em geral, contribuindo com a assistência integral que é prestada à população”, ressalta a farmacêutica. 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta também com quatro Farmácias Populares do Brasil (FPB) espalhadas pela Capital, com medicamentos disponibilizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa.

Para aquisição dos medicamentos disponíveis nas FPB é necessário a apresentação da receita médica ou odontológica, além do documento de identidade e CPF.

Rename – A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades prioritárias dos usuários da rede de saúde pública. Trata-se de um instrumento norteador para as ações de assistência farmacêutica no SUS.

Com a atualização periódica, a Rename se estabelece como instrumento facilitador do uso racional de medicamentos e da organização da assistência farmacêutica, concebida como parte integrante da Política Nacional de Saúde, e envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde.

Confira onde estão localizadas as Farmácias Populares de João Pessoa:

Centro – Rua Dom Pedro II, 231 – Centro – João Pessoa – PB
Bairro dos Ipês – Rua Joaquim Pires, 371 – Bairro dos Ipês – João Pessoa –PB
Mangabeira – Av. Josefa Taveira, 1812 – Mangabeira – João Pessoa – PB
Cruz das Armas – Av. Cruz das Armas, 838 – Cruz das Armas – João Pessoa – PB