Feira online da Cecaf é alternativa segura para compras durante isolamento social
Os consumidores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) podem fazer suas compras sem sair de casa por meio do site Feira de Agricultura Familiar online https://laser.ci.ufpb.br/agricultura-familiar/. O site, que resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já registrou mais de 700 vendas e possibilita o contato com 27 agricultores que têm disponibilidade de atender via internet e realizar as entregas.
“Como a Cecaf não está funcionando nesse período de isolamento, encontramos essa alternativa para os produtores não perderem suas mercadorias e também para atender o público fiel da feira. Está sendo uma adaptação coletiva, tanto para os agricultores, que estão se adaptando às novas tecnologias e adequando sua produção para atender a demanda, quanto para os consumidores”, destacou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.
“Poder vender pelo site foi a melhor coisa que poderia ter acontecido nesse momento, porque é seguro pra gente que vende e pra quem compra, que não precisa sair de casa. Estamos conseguindo atender nossos fregueses e até ganhando consumidores novos. Estimulou a gente com uma injeção de ânimo nesse período delicado que todos nós estamos enfrentando”, destacou Lúcia Rocha, agricultora familiar da Cecaf.
O site foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informática (CI) e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), da UFPB, a partir da articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O endereço virtual está disponível na aba de serviços do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os interessados encontram nome do produtor, contato e produtos a serem comercializados, especificados de acordo com o que cada agricultor oferta.
Cecaf – Localizada no José Américo, comporta 130 agricultores de 24 municípios paraibanos. O espaço comercializa frutas, verduras, hortaliças, tubérculos, ovos, queijos variados, farinha, goma, biscoitos artesanais, comidas típicas, entre outros produtos. A feira da agricultura familiar acontecia às quintas, sextas e sábados, das 5h às 12h. Desde o dia 23 de março, a feira presencial foi temporariamente suspensa.