Feira online da Cecaf é alternativa segura para compras durante isolamento social

Por Andrezza Carla - em 1232

Os consumidores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) podem fazer suas compras sem sair de casa por meio do site Feira de Agricultura Familiar online https://laser.ci.ufpb.br/agricultura-familiar/. O site, que resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já registrou mais de 700 vendas e possibilita o contato com 27 agricultores que têm disponibilidade de atender via internet e realizar as entregas.

“Como a Cecaf não está funcionando nesse período de isolamento, encontramos essa alternativa para os produtores não perderem suas mercadorias e também para atender o público fiel da feira. Está sendo uma adaptação coletiva, tanto para os agricultores, que estão se adaptando às novas tecnologias e adequando sua produção para atender a demanda, quanto para os consumidores”, destacou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

“Poder vender pelo site foi a melhor coisa que poderia ter acontecido nesse momento, porque é seguro pra gente que vende e pra quem compra, que não precisa sair de casa. Estamos conseguindo atender nossos fregueses e até ganhando consumidores novos. Estimulou a gente com uma injeção de ânimo nesse período delicado que todos nós estamos enfrentando”, destacou Lúcia Rocha, agricultora familiar da Cecaf.

O site foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informática (CI) e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), da UFPB, a partir da articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O endereço virtual está disponível na aba de serviços do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os interessados encontram nome do produtor, contato e produtos a serem comercializados, especificados de acordo com o que cada agricultor oferta.

Cecaf – Localizada no José Américo, comporta 130 agricultores de 24 municípios paraibanos. O espaço comercializa frutas, verduras, hortaliças, tubérculos, ovos, queijos variados, farinha, goma, biscoitos artesanais, comidas típicas, entre outros produtos. A feira da agricultura familiar acontecia às quintas, sextas e sábados, das 5h às 12h. Desde o dia 23 de março, a feira presencial foi temporariamente suspensa.