Fórum discute a elaboração do Plano Municipal de Educação da Capital
Alexandre Quintans
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai realizar nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, às 8h, um encontro com os gestores e membros de escolas públicas e privadas, membros da Sedec, Câmara Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e a sociedade civil para discutir o documento base do Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025.
O encontro tem o objetivo de analisar o material do documento base para saber se há a necessidade de alteração no texto final. É a partir desse debate que será elaborado o documento definitivo do PME que vai dirigir a educação pública e privada no território de João Pessoa, tanto de escolas públicas como privadas.
O texto contextualiza cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como critérios para a Educação Infantil, para Educação Fundamental, nível médio, superior, educação indígena, financiamento da educação, formação e valorização do magistério, entre outras.
A partir de julho de 2015 será publicada a versão final e o novo PME para a cidade João Pessoa.
Para Gilberto Cruz, membro do Fórum Municipal de Educação, o novo PME traz mudanças e desafios significativos para o ensino. “Na Educação Infantil nós temos uma meta para ser atingida. A partir de 2016, por exemplo, 100% dos alunos de 4 e 5 anos têm que estar na escola. E até 2024 nós temos que ter, no mínimo, 50% dos alunos da escola pública e privada em creche. Além de erradicar com o analfabetismo”, disse Gilberto Cruz.
Para ter acesso ao documento base acesse o link http://bit.ly/PlanoEdu