Funcionários da UPA Cruz das Armas fazem festa para comemorar primeiro ano da unidade

Por Max Oliveira e Thibério Rodrigues - em 1234

O primeiro ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, foi comemorado com festa na noite desta quinta-feira (28) por funcionários do equipamento. E o motivo da comemoração são os números expressivos alcançados em 2017: mais de 86 mil atendimentos realizados junto à população, entre casos de urgência e emergência.

Inaugurada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), A UPA de Cruz das Armas já recebeu pacientes de 61 bairros da Capital, sendo mais frequentes usuários dos bairros de Cruz das Armas, Alto do Mateus, Funcionários, Oitizeiro e Bairro das Indústrias. Ainda neste período, o serviço atendeu também pacientes de outros 110 municípios, principalmente Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra.

Para a secretária adjunta de Saúde de João Pessoa, Ana Giovana Medeiros, a avaliação deste primeiro ano de funcionamento da UPA de Cruz das Armas supera as expectativas. “Principalmente pelo número de atendimentos, alcançando diversos bairros e municípios da Paraíba. E o objetivo é esse, prestar uma assistência imediata com a nossa rede de urgência e emergência. Oferecemos, também, qualificação para o quadro de funcionários, para que eles possam servir a população da melhor forma”, disse.

A comemoração também teve um caráter de confraternização entre os funcionários, que receberam brindes e certificados pela qualidade dos serviços prestados em todas as áreas da Unidade. A diretora geral da UPA de Cruz das Armas, Roberta Barros, ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Muitas vidas foram salvas. São muitos casos que chegam aqui na unidade, e nossa equipe consegue prestar um serviço de qualidade, desde os clínicos, enfermeiros até a equipe de acolhimento e suporte”, afirmou.

A equipe da Unidade é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos clínicos gerais e pediatras, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, serviços gerais e auxiliares administrativos.

Entre os casos atendidos na Unidade, os mais comuns são: hipertensão arterial sistêmica (8.155), febre (5.242), gastroenterocolite aguda (4.381), cefaléia (3.643), infecções das vias aéreas superiores (3.464), infecção do trato urinário (3.343), vômitos (3.137), dor abdominal (3.229), amigdalite (2.394), virose (2.394).

“Eu estou satisfeita com o atendimento que é oferecido aqui na UPA”, garante a dona de casa, Regina Salvino, que reside em Cruz das Armas. “Sem contar a tranquilidade de poder contar com um serviço pertinho de casa, com toda assistência hospitalar”, concluiu.