Funcionários do Samu são vacinados contra o vírus da gripe

Por - em 623

Mônica Melo

vacinação_h1n1_samu_foto_dayseeuzebio (4)Os trabalhadores da saúde das portas de urgência e emergência começaram a ser imunizados esta semana contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano. Nesta sexta-feira (15), esta sendo a vez dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberem a vacina contra a A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Todos os 280 profissionais que atuam no Samu, incluindo motoristas e mecânicos, devem se imunizados. A vacinação acontece das 9h às 13h e das 19h às 21h. Os horários foram determinados de forma a abranger as trocas de plantão e não deixar nenhum profissional sem ser imunizado.

O coordenador administrativo do Samu, José Humberto do Nascimento, explica que a vacinação de todos os funcionários, mesmo os que não têm contato direto com público, é necessária porque eles trabalham em um ambiente único. “Os profissionais, ao voltar das ocorrências, permanecem com os uniformes usados nos atendimentos e podem transmitir o vírus para outros profissionais”, explicou.

vacinação_h1n1_samu_foto_dayseeuzebio (7)Quem trabalha no atendimento aos pacientes também ressalta a importância da vacinação. “O Samu é considerado um atendimento pré-hospitalar, temos contato direto com os pacientes, por isso é importante estarmos imunizados. Todo o ano tomo a vacina”, garante o médico intervencionista, Vinícius Andrade.

Ao todo, a meta do município é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil trabalhadores da saúde das portas de urgência e emergência e gestantes, grupos considerados de risco.

A gripe é transmitida pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente para outro saudável.