Gerente Saúde gera resultados positivos no atendimento à população de João Pessoa

Por Rebeka Paiva e Thibério Rodrigues - em 1636

Acolhimento e humanização no atendimento são as vertentes do trabalho do Gerente Saúde, novo modelo de gestão implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas unidades de saúde da família (USF). A iniciativa pioneira visa melhorar a qualidade dos atendimentos na Atenção Básica.

E a atuação dos gerentes saúde nas USF’s, programa lançado em fevereiro deste ano, já vem gerando resultados positivos e aumentando a satisfação dos usuários em todas as unidades. Este profissional atua como multiplicador de um serviço mais humanizado.

Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), afirma que a presença do gerente saúde tem dado uma maior resolutividade nas demandas dos usuários. “O gerente é capaz de vivenciar e resolver o problema do usuário, que muitas vezes é apenas uma informação ou um encaminhamento. Ainda tem fato desse profissional estar tendo maior vínculo com a gestão e conhecendo melhor a rede, o que torna possível uma maior resolutividade ao problema e o aumento da humanização do atendimento”, ressalta.

Os resultados desse trabalho estão sendo analisados por uma equipe que mede o grau de satisfação do usuário por meio de questionários realizados dentro das unidades de saúde após os atendimentos. “O número de elogios e de satisfação com o serviço tem crescido bastante. Isso comprova que os usuários estão reconhecendo o papel do gerente saúde e vendo o reflexo positivo do trabalho desse profissional dentro da unidade com as melhorias nos serviços e a dedicação das equipes de sempre ofertar um melhor atendimento”, destaca Ana Giovana Medeiros.

Para a gerente saúde da USF José Américo Integrada, Clarissa Madruga Holanda, é fundamental que os usuários a tenham como referência na unidade. “Trabalhamos acolhendo os usuários. Então, eles nos procuram para resolver algum problema ou até mesmo para conversar, porque acabamos criando vínculos com eles. Diariamente, tentamos resolver todas as demandas, fazendo os encaminhamentos necessários e articulando com os outros serviços da rede de saúde”, disse.

A pedagoga Maria Salete Azevedo é moradora do bairro José Américo há dois anos e vai até a USF mensalmente para consultas médicas de rotina. “Sempre que venho sou muito bem atendida. É muito bom saber a quem eu possa me dirigir caso eu precise resolver algum problema”, afirmou a usuária.

Acompanhamento – De acordo com a gerente de Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes, os gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários. Nesses encontros, a equipe recebe capacitações sobre a rede de serviços e apresenta suas dificuldades, tudo para facilitar o atendimento prestado a população.

Para acompanhar os avanços decorrentes do trabalho desses profissionais, uma vez ao mês acontece uma reunião com os diretores dos cinco distritos sanitários e o prefeito Luciano Cartaxo, em que são discutidos o funcionamento de toda a rede de saúde de João Pessoa, o gerenciamento do programa e identificados os pontos que devem ser melhorados e o grau de satisfação dos usuários.

Além das reuniões mensais, foi implantado um monitoramento social permanente que servirá de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final de cada ano, permitirá uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.

Atenção Básica – Na Atenção Básica é ofertado atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além de visitas domiciliares realizadas pelas 195 equipes de saúde da família. O serviço ainda é formando pelas 34 equipes multiprofissionais que dão suporte aos profissionais da saúde da família que são o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Esse serviço é complementado pelo atendimento voltado a população em situação de rua, realizado pelas equipes do Consultório na Rua, distribuição de imunobiológicos no Centro Municipal de Imunização e a produção do cuidado e modos de vida saudáveis nos três polos das Academias da Saúde.