Gerentes Saúde participam de capacitação sobre fluxo de atendimento da Atenção Hospitalar e UPAs

Por Thibério Rodrigues - em 926

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (19), na Estação das Artes, uma capacitação para os gerentes saúde sobre o fluxo da Atenção Hospitalar e unidades de pronto atendimento (UPA) do município. A ação faz parte do Programa Gerente Saúde, criado neste ano pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o objetivo das qualificações é promover a integração das USF com toda a rede de saúde, orientando os gerentes saúde de cada unidade sobre o fluxo e encaminhamento de cada nível de assistência. “A cada encontro é abordada uma área específica da saúde sobre a qual são repassadas orientações que contribuem para agilizar os atendimentos”, explicou.

Para Josicelma Neves, gerente saúde da USF Vila Saúde, no bairro Cristo Redentor, as capacitações e reuniões são muito importantes para integrar e melhorar a comunicação entre a equipe. “A partir das orientações podemos encaminhar corretamente os usuários da Atenção Básica para a rede hospitalar ou especializada e facilitar o atendimento do usuário”, disse.

Além das capacitações, os gerentes saúde se reúnem semanalmente com os diretores de distritos sanitários para discutir melhorias e apresentar resultados da gestão na Atenção Básica. Essas informações colhidas em cada região são repassadas pelos diretores dos distritos sanitários ao prefeito Luciano Cartaxo em reuniões mensais de avaliação do Programa Gerente Saúde.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de forma piloto, mas desde o início de junho, todas as 99 USFs contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede. O projeto, pioneiro em todo o Estado, é fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Saúde na busca por mais resultados.